Nesta última sexta-feira (16), a coluna Chico Prego teve acesso a um documento interno do 6º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). O documento, distribuído pela chefia do batalhão, determina que os militares, durante o serviço, criem relatórios identificando os quebra-molas irregulares espalhados pelo município da Serra. A determinação gerou indignação entre parte da tropa.
Nova tarefa da tropa
Nos últimos dias, os militares que atuam no 6º Batalhão foram surpreendidos com uma nova missão determinada pela chefia. Além do serviço de patrulhamento, eles agora precisam mapear quebra-molas irregulares pela cidade. Essa determinação levanta uma série de questões, pois esse tipo de serviço deveria, em teoria, ser realizado pela Prefeitura Municipal da Serra (PMS).
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
De acordo com o documento, a nova tarefa imposta à tropa inclui fotografar os quebra-molas, registrar os endereços e fornecer pontos de referência. Os policiais têm até o início de setembro para cumprir essa determinação.
Reação da tropa
A coluna conversou com alguns militares que, sob condição de anonimato, expressaram confusão e insatisfação com a nova determinação. Um dos militares questionou: “Não há sequer uma relação oficial do que seria um quebra-mola regular ou irregular! Como, então, os policiais poderão identificar e catalogar algo que, na prática, não possui critérios definidos?“
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Outro militar desabafou: “Enquanto a criminalidade avança e os desafios de segurança pública se multiplicam, a tropa é desviada para um trabalho que deveria ser de competência de outros órgãos públicos, que, aliás, são bem remunerados para essa função específica.“
Motivo do mapa dos quebra-molas?
Ninguém soube explicar exatamente o motivo desse mapeamento dos quebra-molas irregulares na cidade. Especula-se que seja para criar um relatório detalhado dos quebra-molas irregulares e enviá-lo à Prefeitura da Serra para que sejam removidos ou regularizados. No entanto, o interesse da chefia do batalhão em relação a essa questão não foi esclarecido.
O que diz a PM sobre a nova tarefa?
A reportagem fez contato com a assessoria da corporação na sexta-feira para comentar o caso e esclarecer os motivos desse mapeamento, mas, até o momento da publicação, não houve resposta. Em caso de retorno, o texto será atualizado.