Na última sexta-feira (25), uma ligação com ameaças feita ao CMEI Primeiros Passos, localizada no Setor América, bairro Cidade Continental, no município da Serra, provocou tensão entre pais, alunos, servidores e professores. A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) foi acionada e compareceu imediatamente à unidade escolar após as ameaças.
Um pai de aluno relatou à equipe do Serra Noticiário que a chamada telefônica alarmou pais de alunos e a comunidade escolar, causando pânico e preocupação generalizada. Diante da gravidade do conteúdo da ligação, equipes da GCM estiveram no local, conforme confirma as imagens enviadas pelo leitor ao Serra Noticiário.
Leia Mais ∎

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal da Serra (PMS), que confirmou o recebimento do trote e informou que a unidade escolar recebeu, um trote telefônico com ameaças. Imediatamente, a Guarda Civil Municipal foi acionada, compareceu à escola e constatou que não havia qualquer situação de risco real.
As atividades escolares seguiram normalmente e nenhum estudante foi liberado antes do horário habitual. A gestão municipal reforça seu compromisso com a segurança da comunidade escolar e repudia qualquer ato que cause alarme ou transtorno às famílias e profissionais da educação.
O perigo dos trotes criminosos e das fake news
Casos como esse evidenciam o impacto das fake news e dos trotes criminosos. Além de provocarem pânico coletivo, essas ações prejudicam o funcionamento das escolas e desviam recursos públicos que poderiam ser utilizados em situações reais de emergência.
A recomendação é que, diante de qualquer ameaça ou informação suspeita, a população recorra a fontes oficiais e acione as autoridades competentes.
