A TVE Espírito Santo vai ampliar ainda mais sua presença no futebol estadual em 2026. A emissora pública confirmou que transmitirá todas as 59 partidas do Campeonato Capixaba, que começa no dia 13 de janeiro, consolidando-se como a principal vitrine do futebol capixaba na TV aberta.
Conhecida como a “Casa do Futebol Capixaba”, a TVE prepara aquela que será a maior cobertura do campeonato em sua história, mantendo também o posto de emissora de TV aberta que mais transmite competições regionais no Brasil.
Leia Mais ∎
VAR em quase todas as partidas do Capixabão
Além do número recorde de jogos transmitidos, o Capixabão 2026 também terá um avanço importante na arbitragem. Em parceria com a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), a TVE utilizará o VAR em praticamente todas as partidas.
O recurso só não será usado nos jogos da última rodada da primeira fase, já que as partidas acontecem de forma simultânea. A Central do VAR, instalada nas dependências da TVE, completa um ano em janeiro e representa um marco para o esporte no Estado.
Primeira rodada já tem horário definido
A tabela oficial do Capixabão 2026 foi divulgada pela FES em parceria com a TVE. A competição começa no dia 13 de janeiro, com dois jogos transmitidos ao vivo:
- Rio Branco x Serra – Estádio Salvador Costa, em Vitória, às 19h
- Desportiva x Rio Branco de Venda Nova – Engenheiro Araripe, em Cariacica, às 21h30
As partidas poderão ser acompanhadas pelo canal 2.1 da TV aberta e também pelo YouTube da TVE.
Formato da competição
O Capixabão 2026 será disputado por 10 equipes:
Capixaba, Desportiva, Forte, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco SAF, Rio Branco de Venda Nova, Serra, Vilavelhense e Vitória.
Na primeira fase, os clubes se enfrentam em turno único, com nove rodadas. Os oito melhores avançam ao mata-mata, enquanto os dois últimos são rebaixados.
O mata-mata terá quartas de final, semifinais e final, todos em jogos de ida e volta. Nas quartas, o time de melhor campanha terá vantagem de empate no placar agregado. Nas fases seguintes, igualdade leva a decisão para os pênaltis.
Vagas nacionais em disputa
Além do título estadual, o Capixabão 2026 garante vagas importantes no cenário nacional:
- Campeão: Série D do Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Verde de 2027
- Vice-campeão: Copa do Brasil de 2027
A tabela completa do campeonato está disponível no Instagram oficial da TVE.
O Serra Noticiário estará acompanhando todos os detalhes do Capixabão 2026 e trará atualizações assim que possível.
