A edição de 2026 chega com mudanças importantes. O programa ampliou o limite de renda familiar per capita para até dois salários mínimos, antes limitado a um salário e meio. Além disso, candidatos que concluíram cursos técnicos oferecidos por instituições ou programas estaduais, como os CEETs, receberão acréscimo de 5% na nota utilizada do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), Rodrigo Varejão, ressaltou que as mudanças ampliam o alcance do benefício. Ele afirmou que a elevação do limite de renda e a oferta maior de vagas nas áreas de tecnologia e engenharias seguem a demanda crescente por profissionais qualificados e reforçam o compromisso do programa em transformar vidas e fortalecer o desenvolvimento do Espírito Santo.
Leia Mais ∎
Nossa Bolsa
O Nossa Bolsa 2026 investe mais de R$ 49 milhões na oferta dos cursos, que incluem áreas como Medicina, Direito, Administração, Nutrição, Arquitetura e urbanismo, Sistemas de informação e diversas engenharias.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), Bruno Lamas, destacou que o programa reafirma o compromisso do Governo do Estado com a democratização do ensino superior ao criar oportunidades reais para jovens capixabas. Segundo ele, o investimento em educação transforma trajetórias, fortalece famílias e impulsiona o desenvolvimento. Lamas também afirmou que o edital integra uma estratégia mais ampla para garantir que o talento capixaba tenha espaço para se desenvolver, independentemente da condição financeira.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas no site oficial da FAPES por meio deste link: (FAPES – Nossa Bolsa), onde o candidato preenche seus dados pessoais e escolhe o curso, o turno e a instituição. A seleção será realizada com base na nota do Enem entre os anos de 2021 e 2025, permitindo que o interessado escolha qual edição deseja utilizar.
O prazo de inscrição segue até as 23h59 do dia 19 de janeiro, e o edital nº 26/2025 deve ser lido antes da candidatura.
Como funciona a seleção pelo Enem
O candidato escolhe qual nota do Enem, entre 2021 e 2025, utilizará no processo seletivo. O edital estabelece média global mínima de 450 pontos nas provas objetivas e na redação, além de exigir, especificamente, pontuação igual ou superior a 400 pontos na redação.
Cotas
O programa mantém sua política de inclusão social ao reservar parte das bolsas para grupos historicamente vulneráveis. Das vagas ofertadas, 20% são destinadas a pessoas pretas e pardas, 20% a moradores de bairros atendidos pelo Programa Estado Presente e 3% a egressos do sistema prisional acompanhados pelo Escritório Social da Secretaria da Justiça (Sejus).
Histórias transformadas pelo Nossa Bolsa 2026
Viktor Arnaldo Angeli, de 32 anos, concluiu a graduação em Odontologia em 2017 graças ao programa e afirma que sua vida mudou completamente. Oriundo da periferia da Serra, ele relembra que, aos 19 anos, deixou o Exército sem perspectiva, até que decidiu se inscrever por incentivo da mãe. Com persistência e trabalhando como garçom, finalizou o curso e hoje atua como cirurgião-dentista em seu próprio consultório.
Alice da Conceição Alvarenga Mendes, de 34 anos, está no 9º período de Direito e também realiza o sonho da graduação por meio do Nossa Bolsa. Ela conta que a barreira financeira a impedia de prosseguir nos estudos, até conhecer o programa por meio de um amigo. Após utilizar sua nota do Enem na seleção, foi aprovada e hoje destaca que iniciativas como essa oferecem novas perspectivas para pessoas que, apesar dos sonhos, têm limitações econômicas.
Alcance do programa
Criado em 2006 pelo Governo do Estado, o Nossa Bolsa promove inclusão social e educacional ao oferecer bolsas de graduação para estudantes sem condições financeiras de custear uma faculdade particular. O programa integra o eixo Ensino Superior do Sistema UniversidadES.
Ao completar 20 anos, o Nossa Bolsa chega a mais de 30 mil bolsas ofertadas. Atualmente, mais de 3.600 estudantes cursam o ensino superior com apoio do programa.
Programa Nossa Bolsa 2026
O edital FAPES nº 26/2025, referente ao Nossa Bolsa 2026, está disponível no site oficial. As inscrições podem ser feitas de 2 de dezembro a 19 de janeiro de 2026 pelo endereço: (FAPES – Nossa Bolsa)
Dúvidas:
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (27) 99824-6168 (atendimento em dias úteis, das 9h às 18h)
