O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), Marcelo Santos, foi confirmado nesta quarta-feira (03) como novo presidente estadual do União Brasil. A escolha foi aprovada por unanimidade pela executiva nacional do partido, em reunião realizada em Brasília.
A mudança ocorre após a renúncia do secretário de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, que ocupava o cargo até então. Segundo o presidente nacional da sigla, Antônio Rueda, a indicação é estratégica:
Leia Mais ∎
“Marcelo assume o comando atendendo ao nosso convite. Estamos trabalhando para o partido crescer em todo país e o crescimento vai começar pelo trabalho dele no Espírito Santo”, afirmou Rueda.
O relator do processo de transição da executiva estadual, deputado Fábio Schiochet (União-SC), também elogiou o novo dirigente:
“É uma enorme alegria ter relatado esse processo para o amigo Marcelo Santos assumir o comando do partido no Espírito Santo. Tenho certeza que em breve ele estará em Brasília conosco defendendo os interesses dos capixabas e do país. Marcelo é uma pessoa muito querida na federação União Progressista”, destacou.
Lideranças locais
Defensor da valorização dos ativos políticos do Estado, Marcelo Santos afirmou que a condução do União Brasil passa pela união de prefeitos, vice-prefeitos e parlamentares, citando nomes como o próprio Rigoni e os deputados Denninho Silva e Dr. Bruno Resende.
“A importância é reunir todas essas lideranças em torno de um projeto coletivo, para que o partido cresça de forma organizada e com força no Espírito Santo”, disse Marcelo.
Diretoria estadual
A nova composição aprovada pela executiva nacional é a seguinte:
- Presidente: Marcelo Santos
- 1º vice-presidente: Marcos Guerra (prefeito de Jaguaré)
- 2º vice-presidente: Felipe Rigoni
- 3º vice-presidente: Franco Fiorot (vice-prefeito de Linhares)
- Secretária-geral: Joelma Costalonga
- Tesoureiro: Ernande Alencastre
Novo diretório estadual enviado ao TSE
Ainda nesta quarta-feira, a executiva nacional encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a nova composição do diretório. A expectativa é que, já na próxima semana, a cúpula nacional do União Brasil esteja no Espírito Santo para oficializar a posse de Marcelo Santos no comando regional.
Relevância política
A chegada de Marcelo à presidência estadual fortalece sua posição na política capixaba. Além de comandar o Legislativo, ele passa a liderar uma das maiores siglas do país em um período estratégico, marcado pelas articulações que vão definir os rumos das eleições estaduais e federais de 2026. O União Brasil busca ampliar sua representatividade no Espírito Santo, garantir maior protagonismo no cenário local e, ao mesmo tempo, reforçar sua base no Congresso Nacional, mirando influência decisiva na próxima legislatura.
Marcelo é reconhecido como um político de muito trabalho e habilidade em construir alianças. A conquista da presidência estadual de um grande partido nacional é prova de sua capacidade de articulação e de seu espaço consolidado no cenário político capixaba.
