Em meio à polêmica do recém-aprovado auxílio alimentação concedido aos deputados estaduais do Espírito Santo, um detalhe se destaca: apenas o deputado Pablo Muribeca (Patriota), com reduto eleitoral na Serra, optou por não solicitar o benefício. Dos 30 deputados, 24 pediram a concessão do valor mensal de R$ 1.829,79. Entre estes, estão os também serranos Alexandre Xambinho (PSC) e Vandinho Leite (PSDB).
Os parlamentares do estado já contam com uma remuneração bruta mensal de R$ 31.238,19. Apesar disso, Xambinho e Vandinho Leite, assim como grande parte dos deputados, reivindicaram o recebimento do auxílio alimentação. Este benefício foi proposto no dia 19 de abril, de maneira controversa, sendo incluso no projeto de resolução para a criação da Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A aprovação do auxílio ocorreu em meio a muita polêmica na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), especialmente por seu valor representar uma significativa adição à já considerável remuneração dos deputados.
Não aceitam benefício
Pablo Muribeca, também conhecido como “o cara do chapéu”, figura entre os poucos que decidiram abrir mão do privilégio. Além dele, outros seis parlamentares decidiram seguir o mesmo caminho: Camila Valadão (PSol), Iriny Lopes (PT), Lucas Polese (PL), Lucas Scaramussa (Podemos), Sérgio Meneguelli (Republicanos) e Theodorico Ferraço (PP).
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A solicitação do auxílio-alimentação se dá mediante requerimento formal do deputado. Uma vez concedido, o benefício é depositado em um cartão alimentação e só pode ser utilizado para o pagamento de gêneros alimentícios. Isso significa que a concessão não aparecerá como parte da remuneração dos deputados no Portal da Transparência.
Responsabilidade fiscal
Este tipo de iniciativa, no entanto, reforça o compromisso de Pablo Muribeca com os princípios da transparência e da responsabilidade fiscal, especialmente em tempos de crise econômica e sanitária. Ao mesmo tempo, a decisão dos deputados Alexandre Xambinho e Vandinho Leite em receber o auxílio alimentação, apesar da robusta remuneração mensal, levanta questionamentos acerca do uso adequado dos recursos públicos.
Os deputados foram procurados
Gostaríamos de esclarecer que a reportagem do Serra Noticiário fez contato com os gabinetes dos deputados Alexandre Xambinho, Vandinho Leite, e Pablo Muribeca para que pudessem comentar a respeito da sua decisão sobre o auxílio alimentação. Apesar de nossos esforços para obter suas perspectivas, não obtivemos retorno de nenhuma das assessorias até o momento desta publicação.
Reiteramos o nosso compromisso com o jornalismo transparente e equilibrado. Continuaremos a acompanhar esta e outras questões importantes para os nossos leitores e manteremos o espaço aberto para os deputados citados, caso desejem comentar sobre a matéria em questão.