O vereador da Serra, Darcy Junior (Patriota), denunciou através de um vídeo publicado em suas redes sociais, um suposto uso político da Guarda Municipal da Serra para impedir visitas de parlamentares que tentam fiscalizar serviços públicos na cidade.
A declaração do vereador acontece no contexto de uma tentativa de fiscalização que ele realizou no Hospital Materno Infantil da Serra. Darcy Junior, que tem lutado pela abertura da ala infantil do hospital, esteve nas instalações com o objetivo de averiguar os motivos pelos quais o hospital ainda não oferece atendimento infantil. Em conversa com a reportagem, o vereador disse:
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
“Estive no Hospital Materno Infantil para averiguar a situação do espaço que deveria abrigar a ala de atendimento infantil. Inclusive, encaminhei ofício à Secretaria de Saúde no dia anterior para evitar transtornos. Ao chegar no local, fui informado pela gerência que minha entrada não estava autorizada, mesmo sendo uma prerrogativa da função de vereador, garantida na Constituição e na Lei Orgânica Municipal”.
Darcy Junior
Vereador (Patriota)
O vereador relata que, minutos após sua chegada, diversas viaturas da Guarda Municipal apareceram no local para reforçar a determinação de que ele não poderia entrar. Os agentes até formaram uma barreira no corredor de acesso, conforme é mostrado em vídeo.
“O que me parece é que a nossa guarda tem sido lamentavelmente usada para impedir o trabalho de vereadores independentes na cidade, colaborando com o interesse da prefeitura de esconder o que tem de errado. Acredito que a Guarda precisa ser reforçada para combater o crime na cidade, não ser usada por questões políticas”.
Darcy Junior
Vereador (Patriota)
Vídeo Youtube SN:
O que diz o outro lado?
A equipe de reportagem do Serra Noticiário, comprometida com um jornalismo de qualidade, entrou em contato diretamente tanto com a comandante da Guarda da Serra, Lais Araújo, quanto com a Prefeitura da Serra.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A comandante Araújo retornou o contato, informando que se pronunciou sobre o caso por meio de uma nota conjunta emitida pela Prefeitura da Serra. Segue o texto na íntegra:
“A Prefeitura da Serra informa que o papel da Guarda Civil Municipal (CGM), entre outras competências, é preservar a paz nos equipamentos públicos, além do patrimônio público. E ela só se manifesta quando acionada, até porque nesses espaços tem a presença da vigilância. Sendo assim, o papel dela é garantir o atendimento à população preservando a integridade física dos profissionais de saúde. É bom lembrar que o papel fiscalizador da Câmara, em ambientes da PMS, tem que respeitar os critérios da Lei Orgânica do Município, desde a aprovação pela Comissão de Saúde da Câmara à ser informado à Secretaria de Saúde o dia e o horário da inspeção do equipamento.“