Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

Vereadores da Serra aprovam projeto de lei para vigilância armada em escolas municipais

O projeto agora depende apenas do prefeito Sérgio Vidigal para entrar em vigor em todas as escolas municipais da Serra

Cãmara da Serra
Plenário da Câmara de Vereadores da Serra. Foto: reprodução

A segurança nas escolas tornou-se um tema central nas discussões da Câmara da Serra, especialmente após recentes episódios de violência em instituições educacionais pelo Brasil. Na última quarta-feira (20), o plenário da Câmara da Serra aprovou o Projeto de Lei n° 141/2023, proposto pelo vereador Professor Artur (Solidariedade), que visa instituir um programa de vigilância e monitoramento armado em todas as escolas da rede municipal da Serra.

Projeto de vigilância armada é aprovado na Serra

A proposta, que contou com 10 votos a favor e 3 contra, gerou debates entre os parlamentares. O vereador William Miranda (PL) questionou a necessidade de vigilantes armados nas escolas, enquanto o autor do projeto, vereador Professor Artur defendeu a medida como essencial para garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

Os vereadores que também são professores mostraram-se divididos sobre o tema. Rurdiney (PSB) votou contra, sem justificar seu posicionamento, enquanto Alex Bulhões (PMN), apesar de suas ressalvas quanto ao armamento, votou a favor, ressaltando a urgência de medidas de segurança nas escolas.

Inclusive, o autor do projeto, o vereador Professor Artur, antes da votação foi à tribuna do plenário para esclarecer algumas dúvidas sobre o projeto. Além disso, ele reforçou a importância dessa segurança nas escolas, que segundo ele, não irá eliminar a presença dos porteiros.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

“Os que nos acompanham, que esses dias eu fiz um debate com o nobre vereador aqui nessa câmara, pelos corredores, que o nobre não entendia direito o que que é porteiro, o que que é vigilância armada. O porteiro continua na escola e é necessário, é o acolhimento. A vigilância armada trata da segurança da escola, da inteligência, da análise do cenário e é os teóricos que vão buscar diversos erros que podem acontecer no projeto, impacto financeiro, isso, aquilo. Cuidar da vida das nossas crianças é investimento.”

Vereador Artur Costa

O vereador ainda aproveitou para mandar um recado direto ao prefeito Sérgio Vidigal (PDT), que agora fica responsável pela aprovação final do projeto de lei.

“O prefeito sabe o que tem que fazer, ele tem lá a secretaria para analisar todo o cenário, mas a Câmara precisa mandar um recado claro e direto ao prefeito. Prefeito, não deixa acontecer a tragédia, porque esse sangue vai estar nas suas mãos.”

Decisão nas mãos de Sérgio Vidigal

Agora, a decisão final está nas mãos do prefeito Sérgio Vidigal. Portanto, o prefeito tem até 15 dias, prorrogáveis por mais 15, para sancionar, vetar parcialmente ou vetar totalmente a proposta. Segundo fontes próximas ao prefeito, existe uma resistência à ideia de vigilância armada nas escolas da Serra.

Portanto, apesar da aprovação por parte dos vereadores, o projeto ainda deve passar por um novo processo de avaliação e decisão da gestão educacional com a Prefeitura da Serra.

O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.

Vídeo YouTube:

+NEWS

#BRONCA NEWS

O aumento, na época, foi aprovado com pouca transparência, durante uma sessão relâmpago, evitando o debate público

#BRONCA NEWS

De acordo com moradores, nem mesmo a viatura da PM consegue acessar esses locais por conta da situação dessas ruas

#BRONCA NEWS

Segundo os moradores, a cadela parece estar doente e precisa de cuidados médicos assim como os filhotes recém-nascidos

#DESTAQUE

Marcelo Santos enviou o autógrafo da lei logo após a votação. Uma emenda do presidente possibilitou a inclusão de mais oficiais na lista

#OPORTUNIDADES

Confira onde e quando ocorrerão as blitzes e não perca a chance de encontrar uma nova oportunidade de emprego

#DESTAQUE

Conforme informações da Prefeitura da Serra, esta edição destacará o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

#DROP NEWS

O projeto que será votado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, propõe melhorias significativas nas promoções dos profissionais da segurança pública

#DROP NEWS

O deputado propõe a criação de um cadastro para condenados por estupro e violência doméstica no ES, ampliando a proteção e segurança pública


Não copie, compartilhe o link