Na manhã da última terça-feira (12), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão com diversas irregularidades durante uma abordagem realizada na BR-101, na altura do km 241, no município da Serra. Durante a ocorrência, o caminhoneiro foi autuado por 41 infrações, registrando um recorde em multas aplicadas em uma única abordagem.
De acordo com os agentes da PRF que participaram da ocorrência, por volta das 10h55, a Polícia Rodoviária Federal realizou a abordagem de um caminhão modelo Mercedes-Benz, de cor azul. O caminhão, de propriedade de uma empresa, transportava produtos perigosos como emulsão asfáltica (ONU 3082), óleo diesel (ONU 1202) e gás liquefeito de petróleo – GLP (ONU 1075).
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Durante a fiscalização, os agentes constataram diversas irregularidades tanto no veículo quanto na carga transportada, colocando em risco a segurança do condutor, dos demais usuários da via e do meio ambiente.
Principais irregularidades constatadas
Condutor sem certificação:
O motorista não possuía o Curso Especializado para o Transporte de Produtos Perigosos (CETPP), exigido por lei para esse tipo de transporte.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Sinalização inadequada:
- Sinalização de risco incompleta, sem identificação de risco ao meio ambiente.
- Falta de rótulos e número ONU nas embalagens, que também não especificavam os riscos adequados.
Equipamentos de segurança ausentes ou inadequados:
- Extintor de incêndio, calços de roda e ferramentas como alicate e chave de desconexão de bateria não estavam presentes.
- Cones de sinalização em péssimo estado de conservação, fora dos padrões exigidos pela norma NBR 15071.
- Equipamentos de proteção individual (EPI) insuficientes, com apenas um par de luvas fora das especificações e sem capacetes ou óculos de ampla visão.
Condições das embalagens:
- As embalagens estavam deterioradas, contaminadas com os produtos perigosos e não eram homologadas para transporte.
- Vazamento dos produtos contaminava a carroceria do veículo e escorria para o asfalto.
Outras infrações:
- Transporte de funcionários em cabine suplementar não autorizada pelo Detran-ES, sem cintos de segurança.
- Diversas irregularidades de trânsito não especificadas.
A reportagem do Serra Noticiário teve acesso a um vídeo registrado pela PRF que mostra as condições do veículo.
Vídeo YouTube SN:
Consequências da abordagem
Ao todo, foram emitidos 31 autos de infração relacionados ao transporte de produtos perigosos e mais 10 autos de infração de trânsito. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foi acionado para realizar os procedimentos administrativos de fiscalização ambiental.
O veículo foi conduzido à sede operacional da PRF, em Vitória, onde agentes ambientais realizaram as medidas necessárias. A gravidade das irregularidades reforça a importância das fiscalizações para garantir a segurança viária e a preservação do meio ambiente.
A PRF alerta para a responsabilidade no transporte de produtos perigosos e reitera que infrações dessa natureza podem causar graves danos à segurança pública e ao meio ambiente.