No último domingo (14), às 12h15, um ciclista registrou mostrando problemas estruturais na Ciclovia da Vida, a passarela elevada que acompanha a Terceira Ponte ligando Vitória à Vila Velha. Nas imagens, é possível ver trincas no metal, falhas nas soldas e grampos de fixação soltos, o que segundo o ciclista, causa vibração excessiva na grade lateral — um dos principais elementos de segurança da via.
Em alguns pontos, o ciclista deu ênfase aos espaços abertos na estrutura metálica. Em vídeo, ele classificou a situação como “fadiga estrutural” e afirmou que se trata de uma “irresponsabilidade”, exigindo a interdição imediata do trecho até que os reparos sejam concluídos.
Leia Mais ∎
“Eu vim falando para vocês sobre fadiga, sobre a estrutura rígida e flexível, olha só isso aqui, olha essa trinca, vou aproximar para vocês terem uma ideia, dessa trinca aqui, ela colapsou, o metal, perdeu o tempero, e olha só a vibração, rompeu isso aqui, a estrutura rompeu, olha o risco cara, eu vim falando sempre para todo mundo, dessa ciclovia, olha só aqui, isso aqui tem que ser feito em menos de 24 horas, olha o risco que nós estamos tendo em função do que está acontecendo aqui.”
Vídeo Youtube SN:
SEMOBI: “ocorrência esperada”, mas sem risco
Diante das imagens e do apelo público, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (SEMOBI) emitiu nota afirmando que a situação está sendo monitorada constantemente e que já há alinhamento com a equipe de projetistas e a empresa responsável pela obra para realizar os ajustes necessários.
O órgão justificou que esse tipo de ocorrência é “esperado em obras de arte especial”, como a Terceira Ponte e a própria Ciclovia da Vida, devido à complexidade estrutural, grandes dimensões e presença de juntas de dilatação.
Apesar do registro de falhas, a SEMOBI garantiu que não há comprometimento da estrutura nem risco à estabilidade da ciclovia, e reforçou que ciclistas podem continuar trafegando normalmente pelo local.
Ainda segundo a secretaria, a empresa contratada realiza acompanhamento diário do comportamento da infraestrutura e executa manutenções corretivas sempre que identificadas.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará atualizações assim que possível.
