No último sábado (22), a reportagem do Serra Noticiário teve acesso a um vídeo em que um morador da cidade de Serra, fazia um depoimento indignado após sua bicicleta ter sido furtada em uma das regiões mais movimentadas e vigiadas do município. Falta de resposta da Comandante da Guarda da Serra gera preocupação sobre a eficácia do sistema de videomonitoramento
Bike furtada em frente ao Shopping em Laranjeiras
Um cidadão deixou sua bicicleta estacionada em frente ao Shopping Laranjeiras, e quando retornou, percebeu que havia sido furtado. Imediatamente, o cidadão se dirigiu até uma base de segurança e trânsito bem próximo do local em que sua bicicleta foi furtada.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Ao relatar o ocorrido, o agente de segurança orientou que o cidadão procurasse a Polícia Militar para registrar o furto. O proprietário seguiu todo o protocolo corretamente na Polícia Militar e pensou que haveria uma ação rápida e eficiente para localizar o criminoso e recuperar os seus bens, mas não foi isso o que aconteceu.
O furto ocorreu em frente à câmera de videomonitoramento
O homem relatou que exatamente no poste em que a bike estava estacionada havia uma câmera de videomonitoramento da prefeitura. Ou seja, em pouco tempo seria possível checar as imagens, identificar o suspeito e comunicar as viaturas via rádio para realizar o cerco ao criminoso e se possível, interceptar o ladrão.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Esse processo simplesmente foi ignorado e o serviço de monitoramento se mostrou ineficiente na hora de defender os bens do cidadão serrano. A reportagem conversou com o proprietário, que alegou não ter recuperado a bike, e ainda se mostrou bem pessimista com relação ao trabalho da PM, visto que a essa altura a bicicleta já pode ter sido desmontada, desfigurada e até comercializada pelos criminosos.
Vídeo Youtube SN:
Dois mil anos depois prefeitura retorna contato
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Prefeitura Municipal da Serra e a Guarda Civil Municipal para questionar o motivo de não haver uma integração rápida entre o sistema de videomonitoramento e a Polícia Militar,
A prefeitura da Serra informa que tomou conhecimento do caso por meio da equipe do Departamento de Operações de Trânsito que, na ocasião, foi abordada pela vítima. Informa que as imagens das câmeras de videomonitoramento são fornecidas às forças policiais para auxiliar nas investigações dos delitos ocorridos no município.
Falha no sistema de segurança e falta de resposta por parte da comandante da Guarda da Serra, Lays Araújo
Em recente reportagem sobre o furto de uma bicicleta ocorrido em frente ao Shopping Laranjeiras, em uma área monitorada por câmeras de videomonitoramento da prefeitura, a Serra Noticiário procurou a comandante da Guarda da Serra, Lays Araújo, em busca de esclarecimentos sobre o caso e a atuação das autoridades responsáveis.
Ressaltamos a importância da isonomia e do contexto das responsabilidades envolvidas no caso, assim como a necessidade de uma resposta adequada e transparente por parte da comandante Lays Araújo. Nesse sentido, nosso contato foi feito por meio do Instagram há mais de uma semana, buscando um posicionamento oficial que pudesse contribuir para esclarecer os questionamentos do cidadão afetado pelo furto e elucidar possíveis falhas no sistema de segurança.
Infelizmente, até o momento da publicação desta nota, não recebemos qualquer retorno por parte da comandante Lays Araújo. A falta de comunicação e esclarecimentos reforça a preocupação da população sobre a eficácia do sistema de videomonitoramento e a integração entre as forças de segurança do município.
Reiteramos nosso compromisso com o jornalismo responsável e imparcial, e continuaremos a acompanhar o caso em busca de respostas e soluções que possam beneficiar os cidadãos. Pedimos a comandante Lays Araújo que se pronuncie a respeito do caso, a fim de proporcionar transparência e informação à comunidade sobre as ações e medidas tomadas pelas autoridades responsáveis na prevenção e combate à criminalidade.
Sistema de videomonitoramento deixa a desejar
Mais uma vez, o sistema de videomonitoramento “OLHO VIVO” tão divulgado como sendo o melhor do estado, financiado por meio de taxas ao cidadão, se mostrou ineficiente e incapaz de defender os bens da população serrana. Assim, a prefeitura contínua de braços cruzados assistindo de camarote o povo ser roubado nas ruas.
A princípio, agentes de segurança estão em frente aos monitores acompanhando as imagens do sistema de videomonitoramento, e com controle total de todos os pontos instalados na cidade. Se não é possível consultar de forma ágil às imagens para combater o crime, então para que serve?