Na última terça-feira (14), uma moradora da região de Serra-sede entrou em contato com a reportagem do Serra Noticiário para relatar sobre um gato preso em uma galeria pluvial na rua Angelim Rajado. Segundo ela, inicialmente, apenas os miados eram ouvidos, mas o animal não era encontrado. Após algumas tentativas, a moradora conseguiu registrar em vídeo o pequeno felino preso na galeria.
Preocupada com a situação, a moradora primeiro procurou o Ibama para solicitar o resgate, mas foi orientada a ligar para a Polícia Ambiental. Ao contatar a Polícia Ambiental, foi informada que a instituição só realiza resgates de animais silvestres, recomendando, assim, que a moradora entrasse em contato com a Prefeitura da Serra. Após várias tentativas de falar com a prefeitura sem sucesso, a moradora decidiu procurar a nossa reportagem.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Tentativas de resgate
Os moradores da região, preocupados com o gato, tentaram remover a tampa da galeria com o auxílio de uma enxada, mas a tampa estava lacrada. Diante dessa situação, a reportagem recomendou que a moradora entrasse em contato com o Corpo de Bombeiros para realizar o resgate.
Após o contato com os bombeiros, a ajuda finalmente chegou. Durante a espera, a moradora conseguiu jogar alimentos para o gato através das frestas da grade da galeria. Com a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros (CBMES), os bombeiros militares retiraram a grade de proteção.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
No entanto, o gato, assustado, não saiu de imediato, dificultando o resgate. Após esperar por um tempo a equipe do Corpo de Bombeiros manteve a grade aberta, na esperança de que o animal saísse por conta própria. Os moradores deixaram até um tronco de árvore para ajudar o gato a escalar para fora da galeria.
Hoje sim, hoje sim… hoje não!
Na quarta-feira (15), os moradores, apreensivos, permaneceram próximos ao local esperando que o gato finalmente encontrasse a saída. Em determinado momento, o gato saiu, caminhou pela rua, e, enquanto os moradores comemoravam sua liberdade, a moradora lembrou que era importante fechar a entrada da galeria para evitar que o gato voltasse para o local. No entanto, enquanto os moradores se organizavam para lacrar novamente a galeria, o gato pulou de volta para o buraco e não saiu mais.
Um novo lar para o gato?
Na tarde desta sexta-feira (17), os moradores ainda estavam preocupados com a escolha da nova “casa” do gato, especialmente com a chegada das chuvas e o risco de a galeria encher de água. Além disso, há uma curiosidade entre os moradores sobre a possibilidade de o gato ser uma fêmea e talvez ter filhotes esperando por ela na galeria, o que explicaria a volta do animal para dentro do local.
Os moradores esperam que, com a reportagem, talvez o tutor do animal apareça, ou que alguém se solidarize e adote o pequeno felino.
Vídeo: Moradores pedem ajuda para cachorra abandonada com filhotes na Serra