Na última sexta-feira (31), uma mulher de 27 anos, vítima de agressão, procurou a delegacia da Polícia Civil da Mulher para registrar uma ocorrência contra seu namorado de 20 anos. Segundo a vítima, o agressor a agrediu por dois dias seguidos e ainda estava retendo seu celular e alguns pertences pessoais no bairro Vila Nova de Colares, na cidade de Serra.
Ainda de acordo com a vítima, o casal se conheceu pelo Facebook há menos de um mês e foram morar juntos. A vítima relatou que as agressões foram motivadas por ciúmes e ela só conseguiu pedir ajuda porque estava com medo de morrer. Pela manhã, ela fugiu para casa de vizinhos com os dois filhos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A Polícia Civil agiu prontamente e solicitou a ajuda da Guarda da Serra para acompanhar a vítima até a casa do agressor para que ela pudesse recuperar seus objetos pessoais. Chegando ao local, o suspeito foi abordado pelas equipes em um bar.
Na primeira oportunidade, o agressor tentou fugir, mas foi alcançado e imobilizado. Foi constatado que ele usava tornozeleira eletrônica, pois tem várias passagens pela polícia por homicídio e tráfico de drogas.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Vídeo publicado no Twitter SN:
Com o detido, foi encontrado o celular da vítima, além de outro aparelho que havia sido roubado. Diante das circunstâncias, o homem foi detido por receptação, desobediência e pelas agressões contra a vítima.
No momento da ação, alguns populares da região tentaram interferir e se aproximaram das equipes, mas foram contidos. A vítima foi levada pelos próprios Guardas da Serra ao hospital, onde foi constatado que ela sofreu várias lesões e uma fratura na mão.
O agressor foi encaminhado à delegacia e preso em flagrante. A polícia alerta que a violência doméstica é um crime grave e que as vítimas devem denunciar imediatamente para que medidas de proteção sejam tomadas.
A Polícia Civil informou que o detido foi encaminhado ao Plantão Especializado da Mulher (PEM) e autuado por lesão corporal, ameaça, na forma da Lei Maria da Penha, e receptação, sendo enviado para o presídio.
Tática para pedir ajuda em caso de agressões ou de violência doméstica
É importante destacar que em casos de violência doméstica, muitas mulheres utilizam táticas para tentar pedir ajuda sem chamar a atenção do agressor. Uma dessas táticas é ligar para os números de emergência 190 ou 181 e pedir algum tipo de alimento, como pizza, hambúrguer ou açaí, como uma forma camuflada de solicitar ajuda.
Essa técnica é chamada de “Código da Pizza” ou “Código da Ameaça” e pode ser uma forma de salvar vidas em situações de perigo. Por isso, é fundamental que a população esteja ciente dessas estratégias para ajudar mulheres que sofrem violência doméstica a pedir socorro e denunciar seus agressores.