Na manhã da última segunda-feira (23), circulou um vídeo de um homem encontrado caído no chão próximo à UPA de Castelândia, na Serra. Segundo testemunhas, ele teria buscado atendimento na unidade, mas, ao sair, passou mal novamente, caindo na calçada e batendo a cabeça, o impacto resultou em sangramento.
Homem cai e bate a cabeça após deixar a UPA de Castelândia
A cena gerou comoção entre as pessoas que presenciaram o episódio. Dentre eles, um homem filmou a situação mostrando indignação com o serviço de saúde da Serra. Além disso, ele criticou a falta de socorro ao homem, que já estava caído no local há um tempo, sem nenhum tipo de amparo da UPA ou das pessoas que passavam por perto.
Leia Mais ∎
A reportagem teve acesso a esse vídeo e fotos da situação, que mostrava o homem caído no chão, conforme as imagens, o homem parece estar convulsionando. Assim, o caso acabou levantando questionamentos sobre qual era o estado de saúde desse homem.
Vídeo Youtube SN:
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante dessa situação, a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura da Serra, junto à Secretaria de Saúde, para questionar se estavam a par desse caso. Em nota, questionamos se o homem havia, de fato, recebido atendimento médico na UPA antes de passar mal na rua. Por fim, questionamos o motivo dele ter deixado a UPA.
Por meio de nota, a Prefeitura da Serra informou que o paciente evadiu-se da UPA de Castelândia, recusando exames, foi socorrido novamente pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Jayme Santos Neves. Um processo de apuração será aberto, e a IESP, responsável pela UPA, poderá ser penalizada caso seja constatada negligência.
Em nota, a Secretaria de Saúde respondeu que:
“A Secretaria Municipal de Saúde da Serra recebeu a informação da IESP, responsável pela administração da UPA de Castelândia, que o paciente em questão foi recebido às 20h38 neste domingo, dia 22, por meio do SAMU.
O mesmo recebeu atendimento de dois médicos e um assistente social; ficou internado para realizar mais exames, porém se recusou a fazer os procedimentos.
Na manhã desta segunda-feira, dia 23, o paciente evadiu-se da UPA por conta própria. Após a evasão e conhecimento de que o rapaz estava do lado de fora da UPA, novamente este foi socorrido pelo SAMU e encaminhado para o Hospital Jayme Santos Neves por suspeita de trauma, depois da queda.
A prefeitura da Serra vai abrir um processo de apuração, e caso seja constatada negligência por parte da OS, será aplicada a penalidade.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível. Bronca News, a voz da população.
