Na tarde desta última segunda-feira (12), a redação do Serra Noticiário recebeu vídeos e relatos de pacientes e acompanhantes extremamente insatisfeitos com a demora no atendimento na UPA de Carapina. Segundo informações obtidas por nossa reportagem, havia pacientes esperando por atendimento desde as 9 horas da manhã.
Uma paciente que estava buscando atendimento conversou com a reportagem por volta das 14 horas e relatou que havia pessoas esperando desde a parte da manhã. Ela também reclamou que, ao invés de reforçar o atendimento, a administração da unidade optou por chamar a Guarda Municipal da Serra para conter os ânimos dos presentes.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
As imagens enviadas por pacientes mostram um homem visivelmente alterado, clamando por atendimento para os pacientes. Ao analisar os vídeos, é possível ver um homem gritando, que aparentemente seria acompanhante de algum paciente, expressando sua revolta com a demora no atendimento, supostamente causada pela falta de médicos na unidade.
Vídeo Youtube SN:
O que diz a Prefeitura da Serra?
A reportagem do Bronca News procurou a Secretaria de Saúde da Serra, por meio da prefeitura, questionando se estavam cientes das reclamações dos pacientes, qual seria o motivo da demora no atendimento e quais medidas seriam tomadas para resolver a situação. Nesta terça-feira (13), a Prefeitura Municipal da Serra (PMS), respondeu por meio de nota, que segue abaixo na íntegra:
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“A Santa Casa de Chavantes – responsável pela gestão da UPA de Carapina – acionou a Guarda Civil Municipal (GCM), por volta das 14 horas desta segunda (12), devido a um homem que estava causando tumulto no local.
O indivíduo não fez questão de solicitar atendimento, por isso não foi feita sequer ficha para triagem na UPA. Ele estava tumultuando o serviço e incomodando os pacientes.
Da meia noite às 16 horas desta segunda (12), foram realizados em torno de 397 atendimentos na UPA de Carapina. Em razão da demanda, o quadro de profissionais foi reforçado.
Vale ressaltar que cerca de 80% dos atendimentos são considerados menos graves pela classificação de risco (verde). A UPA prioriza a gravidade dos casos, e não necessariamente a ordem de chegada.”
Prefeitura da Serra (PMS)