Nesta segunda-feira (30), a reportagem do Serra Noticiário teve acesso a um vídeo que viralizou nos grupos e nas mídias sociais da cidade, mostrando um homem que faleceu dentro de seu veículo logo após ser atendido na UPA de Serra-sede. A Secretaria de Saúde da Serra informou que o homem procurou a unidade de pronto atendimento devido a uma dor na região lombar. A causa da morte não foi confirmada.
Homem sofre morte súbita após deixar UPA de Serra sede
No vídeo em questão, um popular filma um veículo estacionado a poucos metros da UPA de Serra sede. No interior do veículo, um homem aparece caído no banco do carona, já sem vida. De acordo com o vídeo, no local já havia um socorrista do SAMU, provavelmente atestando o óbito.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Ainda no vídeo, o popular que fazia a gravação alega que o homem havia acabado de deixar a UPA com um laudo de dor na lombar, e pouco tempo depois de sair da unidade sofreu um infarto.
A reportagem do Serra Noticiário apurou com fontes do SAMU que o homem, de nome Hélio dos Santos, havia dado entrada na UPA às 8h08 da manhã e recebeu um atestado médico de dois dias por dores na lombar.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Logo após deixar a UPA, o homem se dirigiu até seu veículo e estacionou cerca de 120 metros de distância da unidade. Segundo populares, cerca de 20 minutos após o homem permanecer desacordado no veículo, o SAMU foi acionado para prestar socorro.
O popular que gravava o vídeo levantou acusações de suposta negligência da UPA, que, segundo ele, não conseguiu identificar o estado iminente de saúde do paciente, que deixou o local com um laudo de lombalgia para falecer instantes depois. Enquanto gravava, uma mulher ao lado disse: “Tenho muito medo da UPA.“
Uma pessoa que se identificou como morador do bairro Porto Canoa e vizinho do homem que morreu no carro fez um comentário revoltado, alegando que seu vizinho morreu por negligência.
Vídeo YouTube:
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Sendo assim, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra para questionar se, de fato, o homem havia recebido atendimento médico na UPA de Serra-sede pouco antes de falecer em seu veículo e qual havia sido o diagnóstico recebido no local. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde da Serra respondeu que:
“A Secretaria de Saúde da Serra esclarece que o paciente recebeu todo o atendimento necessário dentro dos protocolos e prazos de urgência e emergência vigentes.
O paciente deu entrada na UPA de Serra Sede na manhã desta segunda-feira (30), às 08:08, e foi classificado como “amarelo” no Protocolo de Classificação de Risco. O atendimento foi iniciado às 08:35, totalizando um tempo de espera de 27 minutos, conforme os padrões estabelecidos para casos com essa classificação.
Durante o atendimento, o paciente não apresentava alterações hemodinâmicas ou sinais de gravidade. Ele foi examinado por um médico, que identificou a queixa de lombalgia recorrente e prescreveu as medicações adequadas de acordo com o quadro clínico e o exame físico realizado. O paciente apresentou melhora, foi orientado e liberado sem intercorrências.
É importante ressaltar que o óbito do paciente ocorreu fora das dependências da UPA de Serra Sede. Para a correta definição da causa da morte, é indispensável um laudo necropsial, além de investigações histopatológicas, como recomendado em casos de morte súbita.
Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e a Lei n° 13.787/2018, informações detalhadas sobre o prontuário médico do paciente não serão divulgadas, em respeito à privacidade e à dignidade da família.
Nos solidarizamos com os familiares neste momento de dor e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.