Um jacaré foi flagrado se refrescando em uma vala na tarde do último domingo (13), em um trecho da Rodovia das Paneleiras, popularmente mais conhecido pelo antigo nome, Reta do Aeroporto, que liga as cidades de Vitória e Serra. O animal estava em uma valeta com água ao lado da BR-101, na divisa entre as duas cidades.
O registro foi feito por uma família que passava pelo local e se surpreendeu ao encontrar o réptil descansando tranquilamente na área. O vídeo foi enviado à redação do Serra Noticiário, que teve acesso exclusivo às imagens.
Leia Mais ∎
Vídeo YouTube SN:
Rodovia das Paneleiras
A Rodovia das Paneleiras, é uma via de intensa movimentação que atravessa áreas urbanizadas da Grande Vitória. Devido à riqueza da fauna e flora na região, a avenida corta um extenso trecho de mata, o que aumenta a possibilidade de encontros com animais silvestres fora de seu habitat natural. Por isso, moradores e motoristas devem redobrar a atenção ao trafegar pelo local e acionar os órgãos ambientais sempre que necessário.
Animais silvestres
Com o crescimento das cidades, a presença de animais silvestres, como jacarés, tem se tornado cada vez mais comum em áreas urbanas, especialmente em regiões próximas a córregos, valas e manguezais. Somente neste ano, já foram registradas duas ocorrências envolvendo jacarés em locais urbanos na Serra, o que reforça a necessidade de atenção e medidas de preservação.
Como acionar o resgate de animais selvagens na Serra
Caso aviste um animal silvestre em área urbana, é fundamental entrar em contato com as autoridades responsáveis para garantir a segurança do animal e da população.
Contato para Resgate
- Fiscalização Ambiental: (27) 3291-7435 ou (27) 99951-2321
- Projeto Caiman (especializado em resgate de jacarés): (27) 99763-9757
Cuidados importantes:
- Não manipule nem maltrate o animal
- Informe imediatamente as autoridades competentes
- Evite interações que possam colocar o animal ou a população em risco
O Serra Noticiário continuará acompanhando os registros de animais silvestres na cidade. Para se manter informado e não perder nada do que acontece, siga o SN no site e em nossas redes sociais.