Na manhã da última segunda-feira (22), por volta das 10h30, uma jiboia foi avistada circulando tranquilamente pela rua Santa Terezinha, conhecida popularmente como “rua do Marreco”, no balneário de Manguinhos, na Serra. O registro, feito por um morador, rapidamente chamou atenção e gerou curiosidade nas redes sociais.
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com o líder comunitário do bairro, e apurou que moradores agiram em conjunto para resgatar a jiboia, que foi capturada com segurança e recolocada em seu habitat natural, a cerca de 25 metros do local do flagra, em um fragmento de mata preservado na região.
Leia Mais ∎
Moradores se encarregam de resgatar jiboia
Em contato com a reportagem, Guilherme Lima, presidente da Associação de Moradores de Manguinhos, confirmou o resgate do animal feito pelos próprios moradores da região.
“Vídeo de um morador que me passou pra tomar providências. Como líder comunitário, sempre orientamos: ou chamamos os órgãos competentes ou, quando possível, apenas protegemos o animal e o encaminhamos ao habitat mais próximo.”
Guilherme Lima
Líder comunitário de Manguinhos
Aparições de animais silvestres em Manguinhos
Em conversa com a reportagem do Serra Noticiário, Guilherme destacou que o aparecimento de animais silvestres na região não é incomum:
“É comum animais aparecerem. Ainda temos bastante área de restinga e fragmentos de mata. Já presenciamos até jacaré, próximo ao clube AABB, e comunicamos aos órgãos competentes.”
Ele ainda reforçou que Manguinhos é o bairro urbano mais arborizado da Serra, segundo o último levantamento, e defendeu a importância do desenvolvimento imobiliário sustentável com reservas ambientais:
“Por isso a importância do desenvolvimento imobiliário sustentável e com reservas ambientais. Preservar é cuidar da nossa convivência com a natureza.”
Vídeo Youtube SN:
O Serra Noticiário continua acompanhando os principais acontecimentos do município e trará atualizações assim que possível.
