Na tarde do último sábado (17), uma confusão causada por uma guerra de chup-chup terminou com a detenção de um jovem de 22 anos no bairro Praiamar, no município da Serra. Moradores da região reclamaram da abordagem das equipes da Polícia Militar.
De acordo com informações da equipe da Polícia Militar (PMES) que atendeu à ocorrência, os militares foram acionados para conter um tumulto que havia tomado conta das ruas do bairro.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Imediatamente, os militares foram até a Avenida Belo Horizonte, onde encontraram um jovem sendo detido por dois policiais penais. Eles relataram que o rapaz, junto com outras pessoas, estava perturbando os moradores.
De acordo com os agentes, o grupo estava jogando sacolas contendo excrementos, tinta e outras substâncias, naquilo que ficou conhecido como a “guerra de chup-chup”.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Durante essa brincadeira, essas sacolas acabaram atingindo moradores e sujando casas e comércios locais. Um desses moradores não gostou da brincadeira e chamou a Polícia Militar.
Em seguida, os militares tentaram resolver a situação e advertir os responsáveis pelo tumulto. No entanto, o jovem detido, juntamente com outros indivíduos, começou a jogar as sacolas contra os comerciantes novamente.
Por fim, o jovem detido pelos policiais penais foi levado pelas equipes da Polícia Militar para a Delegacia Regional da Serra. Apesar da versão apresentada pela Polícia Militar, os moradores ofereceram uma versão diferente dos acontecimentos.
Outra versão
Segundo relatos de moradores, as crianças estavam brincando de guerra de chup-chup quando, em determinado momento, um policial penal não gostou da brincadeira e jogou spray de pimenta no grupo.
Ainda segundo os moradores, esse policial penal também mostrou uma arma de fogo para os adolescentes, ameaçando-os. Após a chegada da Polícia Militar, mesmo com a descrição do ocorrido, os militares não tomaram nenhuma ação contra o policial penal.
Além disso, os militares que atenderam à ocorrência teriam chegado ao local utilizando spray de pimenta e ameaçando todos os presentes. Um vídeo gravado pelos moradores mostra a confusão que se seguiu após a chegada da Polícia Militar.
Vídeo YouTube SN:
Moradores devem procurar a corregedoria
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Polícia Militar para obter um posicionamento em relação à reclamação dos moradores, que informou que aqueles que se sentirem prejudicados podem formalizar uma reclamação na Corregedoria da PMES.
Guerra de chup-chup na Serra
Esta não foi a primeira vez que a “brincadeira” resultou em confusão. A reportagem do Serra Noticiário já havia coberto dois incidentes semelhantes na cidade. Em um dos confrontos, no bairro Jardim Carapina, na Serra, jovens lançaram sacolés que atingiram uma viatura da Polícia Militar. Naquela ocasião, os militares exigiram que os envolvidos lavassem a viatura, e moradores locais registraram o ocorrido em vídeo.
No segundo caso, ocorrido em janeiro deste ano, moradores do bairro Porto Canoa entraram em contato com a reportagem, relatando que a brincadeira havia ultrapassado os limites. Os participantes começaram a fazer ameaças e a se agredir, chegando a usar pedras e paus durante os confrontos.