A Lagoa de Carapebus, localizado no bairro Balneário de Carapebus, na Serra, rompeu a barreira de areia que separa a lagoa da praia e desaguou no mar nesta quarta-feira (21). O Serra Noticiário recebeu por volta do meio-dia vídeos gravados por uma leitora que mora próximo ao local, e as imagens mostram a água abrindo passagem na faixa de areia e formando uma correnteza em direção ao mar.
No relato enviado à reportagem, a moradora afirma que o cheiro de esgoto na região é “muito forte”. Ela também relata que a água está com coloração muito escura e, nos vídeos, é possível observar a tonalidade mais carregada no fluxo que segue para o mar, o que gerou preocupação sobre a qualidade da água após o rompimento.
Leia Mais ∎
Vídeo Facebook SN:
Lagoa é ponto crônico classificado como impróprio, aponta monitoramento
Segundo o site de balneabilidade da Prefeitura da Serra, que divulga semanalmente análises sobre as condições de banho no litoral do município, a Lagoa de Carapebus é conhecida como um ponto crônico, frequentemente classificado como impróprio para banho.
A ocorrência desta quarta-feira acontece em um contexto recente de repercussão sobre a balneabilidade no litoral serrano. O município esteve no centro de debates após registrar, em determinado período, mais de 60% dos pontos analisados como impróprios para banho. Em seguida, na última atualização divulgada, a Prefeitura informou que esse índice teria caído para 20% e atribuiu o aumento anterior às chuvas, que teriam contribuído para o escoamento de esgoto e outros resíduos até o mar.
Rompimento após chuvas intensas pode agravar cenário no litoral
Com novas chuvas intensas e o rompimento da Lagoa de Carapebus — que já aparece no monitoramento municipal como área crítica — a preocupação de moradores é que a situação possa voltar a piorar em trechos do litoral da Serra, especialmente nas proximidades do ponto onde a água desembocou no mar.
O SN segue acompanhando o caso e mantém o espaço aberto para posicionamento da Prefeitura da Serra e da CESAN.
