Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#BRONCA NEWS

Vídeo: Mãe denuncia que filho autista não recebeu atendimento preferencial completo em UPA da Serra

Pacientes idosos e portadores de deficiência não tiveram o direito preferencial após o primeiro atendimento na UPA

No último domingo (07), uma mãe que esteve com seu filho na UPA de Castelândia, cidade de Serra, gravou uma situação que diz ter sofrido no local. Segundo ela, funcionários da UPA estariam negando atendimento preferencial de forma integral para idosos e portadores de deficiência durante médico.

Paciente reclama de atendimento preferencial negado na UPA de Castelândia

Uma moradora do bairro São Patrício, Jackline de Olveira Sousa, entrou em contato com a nossa reportagem no último domingo, mostrando vídeos da situação na UPA de Castelândia.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

A mãe, tentava realizar o retorno ao médico após realizar exames dentro da UPA. Segundo essa mãe, tanto ela quanto seu filho possuem a carteirinha prioritária pela lei municipal Gustavo Soares.

No entanto, a mãe afirma que após passar pela recepção e primeiro atendimento, nos quais teve o acesso preferencial até o atendimento com o médico. Entretanto, no momento de recolher os exames e retornar ao atendimento, a prioridade teria sido ignorada. Além disso, ela mostrou um idoso de 85 anos, que também foi para a fila convencional nesse momento do retorno médico após exames.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui

De acordo com essa paciente, os funcionários da UPA alegaram que o atendimento preferencial era até à recepção e primeiro contato com o médico. Em seguida, quando o paciente estivesse já dentro das salas no aguardo o retorno, já não haveria mais prioridade, porque eles já teriam recebido o atendimento preferencial na recepção.

“Negaram o atendimento a nós, até mesmo esse senhor de 85 anos, tadinho. Ele entrou dentro da sala, a própria médica levantou ele da cadeia e falou “Não”, eu vou chamar quem está lá fora por ordem de chegada, depois vocês entraram na recepção vocês têm prioridade, aqui dentro, a prioridade já acabou, porque vocês já estão sendo atendidos. Resumindo, tinha mais de oito pessoas na nossa frente, a gente teve que esperar mais de duas horas para o atendimento, um desrespeito total, ainda botaram um guarda na porta para poder não deixar a gente entrar.”

Jackline de Olveira Sousa

A mãe indignada com a situação, resolveu gravar e fazer a reclamação no local. Contudo, ela afirma que um funcionário da administração, chamado Matheus, também afirmou que não havia atendimento preferencial nesse setor da UPA de Castelândia, apenas na recepção.

Sendo assim, o caso gerou estranheza por parte da paciente, visto que, atendimentos preferenciais são uma exigência por lei em todo processo de atendimento em locais públicos.

Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra

Dessa forma, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra junto à Secretaria de Saúde, relatando o problema e questionando o motivo da UPA de Castelândia negar o atendimento preferencial a esses pacientes. Além disso, questionamos se os funcionários tinham alguma orientação a negar atendimento preferencial, e caso contrário, quais medidas para impedir que esse problema volte a se repetir.

Em nota, a Secretaria de Saúde respondeu que:

A Secretaria de Saúde da Serra informa que está apurando as responsabilidades sobre o fato para tomar as medidas cabíveis. Salienta, ainda, que as leis de atendimento prioritário são rigorosamente divulgadas e respeitadas nos equipamentos da rede municipal de saúde.

O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará mais informações assim que possível.

Vídeo YouTube SN:

+NEWS

#DROP NEWS

O acidente trata-se de uma simulação organizada pelo SAMU com o objetivo de conscientizar a todos sobre a segurança no trânsito

#BRONCA NEWS

Em resposta ao Serra Noticiário, a prefeitura esclareceu que essas ruas estão incluídas na segunda etapa das obras na região

#DROP NEWS

Além do feriado, confira quais dias a Prefeitura da Serra decretou como ponto facultativo na cidade e não seja pego de surpresa

#BRONCA NEWS

Outro vereador chamou a atenção de que a cidade pode estar ficando para trás no quesito turismo em relação aos outros municípios

#BRONCA NEWS

Os próprios agentes, inconformados com o abandono, procuraram o deputado Muribeca para pedir socorro

#DROP NEWS

Não perca a chance de oficializar seu relacionamento em uma cerimônia que promete emocionar os casais e convidados!

#DESTAQUE

Apesar das inúmeras belezas naturais da Serra, a prefeitura não conseguiu atender às novas exigências do mapa a tempo

#OPORTUNIDADES

O concurso da Prefeitura da Serra visa contratar profissionais da educação para atuarem nas escolas municipais


Não copie, compartilhe o link