Nesta quarta-feira (28), a reportagem do Serra Noticiário teve acesso a um vídeo onde uma mãe desesperada, pede ajuda para transferir seu filho de 9 anos para o Hospital Infantil Estadual, para que ele fosse internado com urgência, pois a criança estava com dificuldades de respirar e a UPA de Carapina não tinha tal estrutura de respiradores para atender o menino.
O caso ganhou repercussão nas mídias sociais da Serra e diversas pessoas se mobilizaram para ajudar. A mãe relatou que o hospital infantil negou vaga para a criança e o caso chegou até o vereador da Serra e Deputado Estadual eleito, Pablo Muribeca, que também trabalhou nos bastidores para que liberassem a vaga para a criança.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Após a mobilização e pressão, o Hospital Infantil finalmente concedeu uma vaga para o menino de 9 anos, que foi transferido, recebeu o atendimento necessário e agora se encontra internado.
Mãe da criança conversou com o Serra Noticiário
A reportagem entrou em contato com a mãe da criança para entender um pouco mais sobre a história. A mulher relatou que durante a madrugada desta quarta-feira (28), seu filho começou a passar mal e ter dificuldades para respirar. O avô do menino prontamente o levou para a UPA de Carapina, mas a criança continuava com dificuldades extremas para respirar e os batimentos cardíacos acelerados.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A mãe contou que estava no trabalho e por volta de 7h da manhã foi até a UPA de Carapina e encontrou a criança dopada, pois os médicos tiveram que dar Rivotril para que ele se acalmasse. A mulher contou que o menino estava muito cansado e mesmo com o oxigênio ele não conseguia respirar.
Ainda na UPA, os médicos fizeram um raio x na criança e constataram que ele estava com um quadro de pneumonia e precisaria ser encaminhado para um hospital.
Nessa primeira tentativa, o Hospital Infantil de Vitória negou vaga para a criança, alegando não haver nenhum leito disponível. Foi então que a mãe fez o vídeo pedindo por ajuda nas redes sociais, que acabou gerando toda a comoção, que a ajudou conseguir uma vaga no hospital.
Hospital teria negado atendimento mesmo com vagas em aberto
A mulher contou para a reportagem que o Hospital Infantil teria negado atendimento para seu filho mesmo com vagas disponíveis, o que poderia ter causado a morte da criança se não fosse o apelo da mãe nas redes sociais.
“Eu achei um descaso porque quando eu cheguei lá no Hospital Infantil, a moça lá mesmo falou, que lá tinha vaga, entendeu? E eles negaram a vaga para o meu filho precisando, ele poderia estar morto. Ele teve parada respiratória, ele poderia ter morrido. Ele ficou no oxigênio lá, e ele precisava ser entubado porque ele estava com muito esforço respiratório, e ninguém ia fazer nada por ele se eu não tivesse feito o vídeo, ter falado com as pessoas”
A mãe contou que agora o filho vai passar por uma nova bateria de exames para saber a situação do seu quadro de pneumonia, até porque na UPA os únicos exames disponíveis são os de raio x, sangue e urina.
Quando perguntada do atual estado de saúde da criança, a mãe respondeu:
“Ele não tá bem, ele não tá respirando sozinho, ele tá respirando com a ajuda de oxigênio, ele não consegue ficar sem oxigênio. A saturação dele tá muito baixa, o batimento cardíaco dele tá muito alto, ele tá sendo totalmente monitorado lá, ele não tá bem de saúde.”
Comoção coletiva dos serranos foi primordial para conseguir a vaga de hospital
Ao final da conversa a mulher agradeceu a todos que a ajudaram compartilhando o vídeo, e algumas autoridades políticas da Serra, como o vereador Pablo Muribeca, sempre atuante na área da saúde no município e que ajudou nesse processo para conseguir uma vaga para o menino de 9 anos.
“Graças a Deus… Deus colocou outras pessoas, igual vocês (Serra Noticiário) mesmo que me procuraram, Pablo Muribeca e outras milhões de pessoas, meus amigos que compartilharam o vídeo. Isso que ajudou ele a conseguir a vaga.”
O que disse a Secretaria de Saúde do Estado do ES? Nada
Diante das acusações de atendimento negado ao menino de 9 anos, a reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Saúde do Estado para esclarecer o caso, mas como sempre até o momento desta publicação não obteve respostas. A Secretaria de Saúde de Estado é o único órgão do ES que não atende as demandas do jornal Serra Noticiário, devem estar muitos ocupados atendendo a população.
Atualização:
Após grande repercussão do caso, a Secretaria de Saúde de Estado finalmente respondeu a reportagem. Em nota, a secretaria informou que a direção do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória esclarece que não negou vaga e que a unidade estava preparada para receber o paciente. A transferência foi concluída nessa quarta-feira (28), às 18 horas.