No último sábado (10), a reportagem do Serra Noticiário recebeu vídeos e fotos de uma grande fila de mães e filhos em frente à Unidade Regional de Saúde de Jacaraípe, em busca de atendimento médico no mutirão Serra + Saúde. Alguns chegaram na fila ainda na sexta-feira (09) e dormiram no local. Segundo essas mães, o número de vagas é escasso, o que as obrigou a chegarem na noite anterior para guardarem seu lugar na fila.
Mães madrugam com crianças na fila para atendimento no Serra Mais Saúde
A reportagem do Serra Noticiário conversou a mãe de um menino especial de 5 anos, moradora de Jardim Atlântico, que buscava consulta com um neuropediatra. Ela alega que pelas vias normais não consegue agendar consultas pelo sistema da Serra. Por isso, ela conta que decidiu ir para a fila do mutirão Serra + Saúde às 19h da sexta-feira.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Em seguida, a mãe contou que, mesmo chegando nesse horário, ainda foi a 5ª colocada da fila para essa especialidade e só conseguiu atendimento às 10h30 do sábado (10). Ou seja, totalizando uma espera de mais de 15 horas pelo atendimento de seu filho.
Pessoas na fila chamam Pablo Muribeca
O deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Pablo Muribeca (Republicanos), compareceu ao local na madrugada de sábado após ser acionado e fez uma live em seu perfil no Instagram, mostrando a situação das pessoas na fila. Nas imagens, é possível ver que as mães estenderam colchões e cobertores na própria calçada para que as crianças pudessem dormir.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Já no sábado pela manhã, um outro vídeo mostrava o tamanho da aglomeração de pessoas na entrada da URS de Jacaraípe. Segundo as reclamações, toda essa espera se deve ao pouco número de fichas disponíveis por cada especialidade. De modo que, pacientes que não madrugam na fila, podem não conseguir atendimento nesse mutirão Serra Mais Saúde.
Vídeo YouTube SN:
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Sendo assim, a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura Municipal da Serra (PMS). Em nota, questionamos se o mutirão oferecia vagas de atendimento compatíveis com as demandas da população. Além disso, questionamos os motivos da dificuldade desses pacientes conseguirem agendamento de consultas fora do mutirão.
Em nota, a Prefeitura da Serra respondeu que:
“A prefeitura da Serra informa que a oferta de atendimento de especialidades médicas é da Secretaria de Saúde do Governo do Estado.
Como infelizmente a Serra não tem deputado estadual que cobre do Governo do Estado, a prefeitura tomou a iniciativa de criar o programa para minimizar o problema.
A prefeitura desconhece qualquer tipo de tumulto iniciado pela população. As senhas são distribuídas a partir das 7h da manhã e não há orientação para a criação de filas na área externa, elas são organizadas pela comunidade.
O programa inicia o atendimento às 8h e vai até as 16h, como foi previamente divulgado e às 14h todos os munícipes já tinham recebido atendimento.
Além disso, foi reforçado aos moradores que não há necessidade de chegar ao local na véspera. A URS Jacaraípe abriu os portões para todos que decidiram se antecipar e precisaram utilizar as dependências da unidade.
Esta é a segunda vez que a URS Jacaraípe recebe o Serra + Saúde, que está em sua 10ª edição e já realizou ao todo mais de 34,6 mil atendimentos.
Somente no sábado (10), foram mais de 3,1 mil atendimentos.Ninguém que compareceu ao mutirão deixou de ser atendido. No evento, além do atendimento com especialista, todas as solicitações para consulta com neuropediatra e demais especialidades foram agendadas.
O Serra + Saúde tem como objetivo ampliar o acesso da população às consultas com profissionais especialistas ofertando atendimentos aos finais de semana, além de fortalecer a promoção à saúde com ações de prevenção e educação.
Pensando na qualidade de vida e cuidado com a população, além de mutirões, a Prefeitura da Serra mantém com recursos próprios o Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), em Jardim Limoeiro, que oferece várias especialidades, entre elas, neuropediatria.”
Prefeitura da Serra (PMS)