Nas últimas terça (05) e quarta-feira (06), a reportagem do Serra Noticiário foi surpreendida com uma avalanche de reclamações vindas do pronto socorro pediátrico do Hospital Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras. Mães, avós e responsáveis pediam ajuda por conta das longas horas de espera por atendimento médico.
Demora no atendimento gera reclamações no Hospital Materno Infantil da Serra
Ainda na terça-feira, a reportagem recebeu um vídeo vindo de uma moradora de Jardim Carapina. Em contato com a nossa reportagem, ela conta que chegou no Hospital Infantil por volta de 12h15, e só foi receber atendimento após às 19h. Ela estava esperando atendimento para seus dois filhos. Ambas as crianças apresentavam sintomas de tosse, febre e vômito.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Em defesa do Hospital Materno Infantil, essa mãe elogiou a estrutura do local e o bom atendimento dos profissionais da saúde. No entanto, ela conta que havia apenas 1 pediatra para atender mais de 50 pacientes na sala de espera. Assim, por serem em boa parte crianças, a longa espera por atendimento as deixavam cansadas e entediadas, o que segundo essa mãe, tornou a sala de espera em um caos.
Por fim, ela conta que, mesmo após o atendimento, teve outra surpresa negativa na hora de buscar os remédios. Essa mãe conta que foi com a receita médica tentar os remédios nos postos de saúde, mas medicamentos básicos como amoxicilina estavam em falta. Assim, ela conta que teve que custear esses medicamentos do próprio bolso, custando mais de R$ 300,00.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Mãe crítica decisão de fechar pediatria das UPA’s
Em um dos vídeos que a nossa reportagem teve acesso, uma mãe questiona a decisão do prefeito Sergio Vidigal (PDT), que decidiu fechar o atendimento pediátrico na UPA de Carapina após a abertura do pronto socorro no Hospital Materno Infantil. Segundo ela, essa medida não foi eficaz e só tem contribuído para piorar a situação da saúde na Serra.
7h de espera por atendimento médico
Outras mães estiveram na mesma situação. Em outro caso, uma moradora de Novo Horizonte foi acompanhar o neto no Hospital Infantil. Segundo ela, chegou no local por volta de 17h, e só foram receber atendimento após a meia noite. Em outro caso, uma mãe alega que essa demora acaba sendo uma tortura para as crianças. Uma vez que, muitas delas precisam ficar horas passando mal à espera do atendimento.
Por fim, a reportagem também recebeu informações que, por falta de médicos, alguns pais decidiam voltar para casa mesmo com seu filho doente, do que ficar à espera do atendimento médico por mais horas.
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Sendo assim, diante de todas essas reclamações, a reportagem do SN foi em busca de respostas junto à Prefeitura da Serra e a Secretaria de Saúde. Em nota, questionamos quais eram os motivos dessa superlotação, quantos médicos estavam disponíveis de plantão, e quais medidas para solucionar o problema.
No entanto, até o momento desta publicação, não obtivemos respostas. O Serra Noticiário continua no aguardo de um retorno da prefeitura e trará mais informações assim que possível.