No último domingo (21), as fortes chuvas que atingiram o município da Serra acabaram gerando alagamentos na comunidade de São Diogo. Inclusive, o Serra Noticiário já havia trazido o alerta de chuvas da Defesa Civil. No entanto, a chuva veio e os moradores não puderam proteger suas casas de serem inundadas pela enchente. Assim, a situação se converteu em total desespero desses moradores, que tiveram que assistir seus pertences destruídos.
Defesa Civil Municipal emite aviso de chuvas intensas na Serra para esse domingo
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Comunidade de São Diogo é vítima de alagamento na Serra
A situação da região de São Diogo foi uma das mais alarmante da Serra. Isso porque, a comunidade fica à beira de um córrego, ou mais conhecido como valão de esgoto. Esse córrego transbordou durante as chuvas e invadiu as residências dos moradores próximos.
Acompanhados do vereador Anderson Muniz (Podemos) desde as 12 horas da tarde, os moradores acionaram as autoridades do município, entre eles o secretário de serviços da prefeitura, Enivaldo Dias. No entanto, somente após o alagamento durante a noite, que secretário compareceu ao local com um trator para desobstruir esse córrego. Além disso, os moradores pediram ajuda ao deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), que também compareceu ao local para prestar assistência a esses moradores.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Anderson Muniz e moradores criticam a falta de atitude da Prefeitura da Serra
O vereador Anderson Muniz, esteve presente no bairro São Diogo desde as primeiras horas da tarde. Isso porque, o vereador afirma que desde cedo já tentava acionar o serviço da prefeitura para desobstruir o córrego na região, evitando assim o alagamento. No entanto, segundo ele, a prefeitura esperou primeiro a tragédia acontecer para depois agir.
Além disso, os moradores de São Diogo expressaram forte indignação com a gestão municipal. Eles acusam a administração de não tomar medidas eficazes para prevenir ou lidar com as enchentes. “A população está exausta de sofrer as consequências devastadoras das chuvas sem qualquer ação concreta da prefeitura”, declarou o vereador Muniz.
Inclusive, o vereador Anderson Muniz aparece em um vídeo reclamando que o secretário de serviços deveria ter vindo ao bairro antes dos alagamentos e não depois que o estrago estava feito.
Secretário Enivaldo Dias vira as costas para morador
Em um dos vídeos da visita dos parlamentares ao local que a reportagem do SN teve acesso, em determinando momento, um dos moradores começa a relatar a falta de atenção que ele alega que a comunidade vem sofrendo da Prefeitura da Serra. No entanto, enquanto o morador fazia seu apelo, o secretário virou as costas e se distanciou.
Essa atitude geriu comoção no próprio morador e no deputado Pablo Muribeca, que ainda pediu que o secretário fizesse uma visita até a casa desse morador para ver a situação pós-alagamento. No entanto, o secretário aparece no vídeo também se negando a fazer essa visita.
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Sendo assim, diante de toda essa tragédia que acometeu a comunidade de São Diogo, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra, questionando se havia medidas cabíveis para ajudar esses moradores. Principalmente, após esse prejuízo onde muitos deles perderam pertences e móveis de casa.
A reportagem também ofereceu espaço para o pronunciamento da prefeitura, no entanto, até o momento desta publicação, não obtivemos respostas. O Serra Noticiário continua no aguardo de uma resposta da prefeitura.