No última quarta-feira (07), um morador da região de Jacaraípe, gravou um vídeo fazendo uma denúncia e pedindo mais segurança, na Praça Encontro das Águas, situada na Serra.
Antonio Carlos morador da região de Grande Jacaraípe, na cidade da Serra, fez um pedido formal à Prefeitura para a implementação de melhorias e medidas de segurança na Praça Encontro das Águas.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Conhecido localmente como C&A, Antonio publicou um vídeo em sua página no Instagram destacando a necessidade de uma presença mais ostensiva da Guarda Civil Municipal da Serra na praça e região.
Praça dominada pelos noiados
De acordo com Antonio Carlos, há anos, a Praça Encontro das Águas era um ponto de encontro para famílias e amigos. No entanto, a região tem sido cada vez mais dominada por usuários de drogas. A proposta de Antônio Carlos é que a instalação de uma base da Guarda Civil no local poderia trazer de volta a tranquilidade perdida e devolver a praça aos moradores.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Esperança de dias melhores
Com a presença da Guarda na praça, Antônio acredita que, além de trazer mais segurança e lazer, poderia incrementar o turismo local, beneficiando comerciantes e incentivando novos empreendedores. A sua esperança é de que, com o aumento do efetivo da Guarda, a ideia ganhe força e seja implementada.
“Grande Jacaraípe é um balneário da Serra com cerca de 50.000 moradores e engloba cerca de 20 comunidades. É um reduto de turistas e, segundo os visitantes, o mais belo balneário da Serra, graças à sua urbanização e aos diversos pontos turísticos”.
Antonio Carlos C&A
Morador de Jacaraípe
Antônio Carlos, que vive na região há muitos anos e lidera o projeto social “Corrente do Bem” há mais de 15 anos, também propõe a instalação de placas de identificação dos pontos turísticos nas proximidades da Praça Encontro das Águas, como a Vila das Artes, a Lagoa de Juara, o Espaço 10, a Praia do Barrote, e Reis Magos.
Lagoa do Juara sem segurança
Além disso, ele solicita a instalação de uma base da Guarda Municipal e da Fiscalização do Meio Ambiente na Lagoa do Juara, com o objetivo de prevenir delitos e fomentar a educação ambiental.
Antônio ressalta que a situação na praça é crítica. No mês passado, um idoso foi agredido durante uma caminhada matinal e teve o braço imobilizado por quase 40 dias.
Pedido protocolado na Prefeitura da Serra
Em uma ação pessoal, Antônio recolheu dezenas de pinos de cocaína em um ponto da praça, uma prova de como o local está abandonado.
O pedido formal de Antônio Carlos C&A foi protocolado e enviado à Prefeitura da Serra. Agora, a comunidade aguarda por uma resposta e pela ação necessária para que a Praça Encontro das Águas possa, de fato, voltar a ser um lugar seguro e agradável para moradores e visitantes.
Vídeo YouTube SN:
Qual é a posição da Prefeitura da Serra?
Diante das preocupações legitimas levantadas pelo cidadão serrano, Antônio Carlos e, outros residentes da região de Grande Jacaraípe. Na última sexta-feira (09), procuramos a prefeitura da Serra para obter esclarecimentos e conhecer as possíveis medidas a serem tomadas.
Contudo nesta segunda-feira (12), mesmo após aguardarmos quatro dias, a prefeitura se manteve silencio sem fornecer qualquer posicionamento ou plano de ação até a publicação desta matéria.
Enquanto medidas efetivas não forem tomadas, a Praça Encontro das Águas continuará sendo um ponto de atividades criminosas e uso de drogas. A falta de resposta da Prefeitura deixa o local sob o controle de criminosos e usuários de drogas. Nossa equipe de reportagem permanece à disposição da Prefeitura da Serra para divulgar quaisquer informações pertinentes à população de Jacaraípe.