Na última segunda-feira (11), um morador do bairro Novo Porto Canoa teve uma visita inesperada em sua residência, logo após dar de cara com uma jiboia no quintal de sua casa. Embora não seja um animal peçonhento, ainda pode trazer perigo para moradores, principalmente animais de estimação.
Morador flagra jiboia no quintal de casa em Novo Porto Canoa
Apesar de, Jiboias e outros tipos de cobras invadindo casas na Serra não são nenhuma surpresa. Afinal, alguns bairros do município acabam ficando perto de locais de vegetação, e esses animais acabam invadindo algumas residências. No entanto, em alguns casos, isso pode decorrer da falta de manutenção dessas áreas verdes em alguns bairros.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Isso é o que reclamam alguns moradores e lideranças de Novo Porto Canoa. Isso porque, mesmo o bairro sendo um local de rica vegetação, a suposta negligência no cuidado com essas áreas verdes pode ser a causa dessas constantes aparições de animais.
Em especial nesse caso da jiboia em Novo Porto Canoa, foi mais um caso em que o morador acabou sendo surpreendido por esses tipos de animais dentro de casa. O morador não quis se identificar, mas ele mesmo gravou o vídeo da jiboia em sua residência.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Dessa forma, relatos de invasões de cobras em casas se tornaram frequentes, e outros animais como macacos também começaram a surgir em endereços do bairro, conforme divulgou Rodrigo Dias, um jornalista e liderança da comunidade de Novo Porto Canoa.
Invasões de jiboias e outros animais aumentaram nos últimos 90 dias
Além disso, o jornalista também ressaltou que a crescente presença de animais selvagens em zonas urbanas não só ameaça a segurança dos habitantes, mas também coloca em risco a própria fauna, que se vê forçada a se adaptar a um ambiente não natural.
A reportagem entrou em contato com Rodrigo Dias para saber mais sobre a situação do bairro. Segundo ele, nos últimos noventa dias a região de Novo Porto Canoa registrou 5 casos de invasões de animais silvestres. Porém, nessa residência em que a jiboia apareceu foi a primeira ocorrência neste endereço.
Segundo o jornalista, os próprios moradores se encarregaram de capturar a jiboia e a devolver para a mata. Ou seja, o resgate não contou com o apoio do IBAMA e outras autoridades ambientais.
População pede providências das autoridades Serra
Em uma publicação em sua conta do Instagram, o jornalista Rodrigo Dias salientou o apelo dessa população de Novo Porto Canoa na urgência de capina e manutenção nessas áreas de vegetação do bairro.
“Diante dessa situação preocupante, os moradores pedem urgentemente às autoridades competentes que realizem a capina nas áreas afetadas. É evidente que a falta de cuidado com a vegetação tem causado um desequilíbrio ambiental na região, prejudicando tanto a flora quanto a fauna local.“
Rodrigo Dias
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante desse caso, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra, para questionar as autoridades competentes no município sobre esse suposto aumento nos casos de invasões de animais selvagens no bairro Novo Porto Canoa, além de pedir por medidas urgentes de manutenção na região. No entanto, até o momento desta publicação, não obteve respostas. A reportagem continuará aguardando o contato da prefeitura.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.