Na última semana, a reportagem do Serra Noticiário recebeu um vídeo de um morador, que passava pela praça do bairro André Carloni, mais precisamente na rua São Paulo. O local, que está passando por reformas, chamou a atenção por conta dos trabalhadores que estavam atuando sem uniforme com identificação e equipamento de segurança.
Trabalhadores sem uniforme e equipamento de segurança
No vídeo enviado para a nossa reportagem, o morador chama atenção para as condições de trabalho na reforma da praça, que está sob responsabilidade de uma empresa terceirizada da Prefeitura da Serra.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Nas imagens, é possível ver um homem de camisa, bermuda e chinelo, manuseando uma inchada para cavar o chão. Ou seja, sem utilizar os equipamentos básicos de segurança e prevenção de acidentes.
A princípio, o trabalhador não estava uniformizado, o que leva a crer que não se trata de um funcionário contratado dessa empresa terceirizada. Sendo assim, levantando questionamentos também sobre qual o modelo de contrato entre essa empresa e os trabalhadores envolvidos nessa reforma.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Sendo assim, a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura da Serra se esses trabalhadores eram contratados da prefeitura ou da empresa responsável pela obra. Além disso, questionamos se as autoridades estavam a par das condições de trabalho desses funcionários e quais medidas para solucionar o caso.
Vídeo YouTube SN:
Em nota, a Prefeitura da Serra respondeu que:
“A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (SESE), informa que não compactua com atitudes que coloquem em risco a segurança e a integridade física dos trabalhadores.
A SESE informa, ainda, que assim que tomou conhecimento do fato, de imediato notificou a empresa contratada para que a mesma atenda as normas de segurança e exija dos trabalhadores que façam uso adequado de uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (caso necessário) em todos os serviços contratados pelo município.
Vale destacar que, em André Carloni, em frente à praça, está sendo feita a revitalização do calçadão, que vai contar com piso em concreto polido com ladrilho podotatico e rampas de acessibilidade. O local também vai ter o guarda-corpo substituído, iluminação toda em LED, além de receber pintura em geral. Entre os investimentos feitas pela Prefeitura na região, também está o recapeamento de 1,5km da Rua São Paulo. Todos os trabalhadores que atuam na obra estão devidamente paramentados, usando os equipamentos de segurança exigidos por lei.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.