No dia 27 do mês passado, uma moradora de um condomínio no bairro Praia da Baleia, localizado próximo da praia de Manguinhos na Serra, entrou em contato com a nossa reportagem para relatar um problema com as obras do condomínio Viva Corais, de responsabilidade da construtora MRV, que estaria fazendo barulhos antes mesmo das 6h da manhã, atrapalhando o sono desses moradores.
Moradora reclama de barulho em obra da MRV na Serra
Assim, a moradora entrou em contato com a reportagem do SN em busca de ajuda para solucionar esse problema. Segundo ela, já havia tentado contato com a Prefeitura da Serra pelo aplicativo COLAB, mas não tinha conseguido respostas.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A moradora ainda relatou dificuldades com o horário de funcionamento do Disque-silêncio da Serra. Já que, o sistema não funciona nesse horário de 6h da manhã para receber essas reclamações.
Além disso, ela afirmou que não encontrou formas de relatar o problema para a construtora MRV. Ela alega que já ouviu barulhos nas obras por volta de 5h40 da manhã. Em alguns vídeos, ela registrou o horário por volta de 6h da manhã, gravando os barulhos que vinham do canteiro de obras. Ou seja, antes do horário diurno que tem início às 7h da manhã.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Na imagem abaixo, a moradora utilizou uma imagem da própria empresa MRV, e destacou em vermelho onde o seu condomínio fica localizado. Assim, mostrando a proximidade de sua casa com as obras do condomínio VIVA Corais.
Vídeo Youtube SN:
Reportagem entrou em contato com a construtora MRV
Diante dessas reclamações, a reportagem entrou em contato com a assessoria da empresa MRV, relatando as reclamações e questionando se a empresa cumpre com o horário regular do silêncio na Serra e qual era o horário de funcionamento da empresa nesse canteiro de obras.
Em nota, a MRV respondeu que:
“A construtora lamenta o transtorno e reforça que está sempre atenta a todas as normas e leis durante o processo de construção de um novo empreendimento, mantendo o expediente diário de trabalho nas obras, que acontece prioritariamente das 07h às 19h, conforme legislação. Ainda, informa que reforçará aos colaboradores que evitem ao máximo movimentos que geram ruídos fora do horário de expediente da obra. A empresa reforça que se mantém disponível para ouvir os vizinhos de seus empreendimentos pelo telefone (31) 4005-1313.”
Reportagem também entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Em seguida, a reportagem também buscou contato com a assessoria da Prefeitura da Serra. Uma vez que, a moradora relatou dificuldades para acessar o aplicativo COLAB, e também reclamou do horário de funcionamento do Disque-silêncio, que não funciona neste horário da manhã.
Em nota, a SEMMA respondeu que:
“A equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) da Serra irá ao local para abordagem educativa junto à empresa responsável pelo empreendimento. O morador que se sentir incomodado pode solicitar a medição sonora em sua própria residência por meio do aplicativo COLAB (www.colab.re). O aplicativo pode também ser utilizado para encaminhamento de denúncias contendo o endereço completo do estabelecimento/residência ou veículo (com a placa se possível) que está provocando o incômodo, o horário de maior incidência de barulho e o tipo da atividade exercida. O denunciante deve se identificar fornecendo o nome completo, o endereço e o telefone, sendo estes dados pessoais mantidos sob sigilo.”
Moradora confirmou que os barulhos encerraram
Por fim, a reportagem entrou em contato com a moradora nesta segunda-feira (02), questionando se ainda estavam sofrendo com os barulhos da obra vizinha. Segundo a moradora, nos últimos dias os barulhos fora de hora cessaram, encerrando esse transtorno na região.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará mais informações assim que possível.