Na última semana, a reportagem do Serra Noticiário recebeu diversas reclamações sobre a situação da lagoa Juara, na Grande Jacaraípe, na cidade de Serra, que apareceu com milhares de peixes mortos em suas margens. Pescadores e moradores próximos se queixaram do mau cheiro e da poluição na lagoa, que supostamente viria do despejo ilegal de esgoto nessa região.
Lagoa Juara sofre com a morte em massa dos peixes
Em um vídeo específico, um pescador mostra os peixes mortos à beira da lagoa e pede conscientização tanto da população quanto das autoridades, acerca da preservação e cuidados com o meio ambiente na Serra.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O repórter Waldemir Júnior, do Serra Noticiário, esteve presente no local para averiguar as denúncias na última quinta-feira (10). Ao chegar no local, o repórter constatou que os peixes mortos já haviam sido removidos da lagoa. No entanto, o sentimento de indignação dos moradores ainda continua na região.
O repórter Waldemir Júnior conversou com um dos moradores, que afirmou ter se surpreendido ao ver a quantidade de peixes mortos na lagoa, quando tentava praticar pesca esportiva no local. Segundo esse morador, foi possível avistar uma caixa de esgoto próximo da lagoa, que seria a causa principal da poluição e da mortandade de peixes em Jacaraípe.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Vídeo YouTube SN:
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra e a CESAN
Sendo assim, a reportagem prontamente entrou em contato com a Prefeitura da Serra, questionando se as autoridades estavam a par desse problema, quais eram as causas dessa morte dos peixes e quais medidas de urgência para solucionar o caso. Em relação à CESAN, a reportagem questionou a empresa sobre as alegações de moradores de que a lagoa Juara estava recebendo despejo irregular de esgoto, o que estaria ocasionando essa morte dos peixes.
Em nota, a Prefeitura da Serra respondeu que:
“As equipes técnicas e a de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estiveram no local e foram coletadas amostras de água da Lagoa Juara. O laudo conclusivo deve sair em 12 dias.
A Secretaria de Meio Ambiente continua acompanhando a situação e irá produzir um parecer técnico para identificar as possíveis causas e tomar as providências cabíveis.”
O que disse a CESAN?
“Não há relação entre este evento e o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que opera sem qualquer intercorrência. Uma equipe técnica da parceira público-privada foi deslocada para percorrer o Rio Jacaraípe e verificar a situação, onde foi constatado que o ponto onde ocorreu a mortandade de peixes se encontra afastado da estação de tratamento, reforçando que o evento não está relacionado às atividades da Companhia.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.