Moradores em situação de rua foram flagrados ocupando parte da estrutura interna da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, na Serra, entre a noite de terça-feira (17) e a madrugada de quarta-feira (18). O caso foi registrado por um paciente que é leitor do SN e que buscava atendimento na unidade e relatou a situação nas redes sociais.
Segundo o paciente, pelo menos quatro pessoas em situação de rua permaneceram dentro da unidade de saúde entre 22h e 6h, utilizando o espaço para dormir.
Leia Mais ∎
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal da Serra (PMS) para questionar se as autoridades de saúde e de assistência social estavam a par desse problema. Porém, até o momento não obtivemos resposta.
Vídeo YouTube SN:
Moradores em situação de rua causam transtornos na UPA
De acordo com o relato, os indivíduos chegaram a colocar os pés sujos sobre cadeiras destinadas aos pacientes, o que gerou desconforto e indignação entre pessoas que aguardavam atendimento.
O denunciante afirmou ainda que a situação não seria pontual. Segundo ele, os ocupantes estariam há dias no local, sem qualquer tipo de abordagem ou fiscalização.
“Eles falavam que não estão nem aí, mandavam botar filme”,
Ambiente com mau cheiro e risco à saúde
Outro ponto levantado foi a condição de higiene dentro da unidade, considerada preocupante por quem esteve no local.
Segundo o paciente, havia mau cheiro intenso e sinais de uso inadequado do espaço, o que pode representar risco à saúde de usuários e profissionais.
“Tá um nojo aquele local. Muito odor forte”.
Caso levanta questionamentos sobre fiscalização
A situação gerou questionamentos sobre a segurança e o controle de acesso na unidade de saúde. A reportagem do Serra Noticiário questionou se os funcionários e seguranças da UPA tentaram intervir no caso. Segundo o paciente, ninguém pôde fazer nada.
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante dos transtornos causados, na última quarta-feira (18), a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura da Serra para questionar se:
- A gestão tem conhecimento da ocupação irregular desses moradores em situação de rua na UPA de Carapina durante a madrugada?
- Quais medidas podem ser adotadas para garantir a segurança e a higienização contínua da unidade fora do horário de pico?
- A Secretaria de Assistência Social já foi notificada para identificar esses moradores em situação de rua e realocá-los para um abrigo mais adequado?
No entanto, até o momento desta publicação, a gestão municipal não se pronunciou sobre o caso.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e permanece no aguardo de uma resposta da Prefeitura da Serra.
