Na última segunda-feira (13), moradores do bairro Parque Residencial Tubarão entraram em contato com o Serra Noticiário para pedir ajuda. Uma cadela havia acabado de dar à luz a seus 8 filhotes, em uma calçada da rua Lisboa, em frente à praça do bairro.
Cadela abandonada dá cria em calçada de Residencial Tubarão
Segundo os moradores, uma cadelinha abandonada simplesmente deu cria no local. Pelos vídeos é possível ver que tanto a mãe quanto os filhotes ficaram em um local repleto de areia e sem nenhum tipo de amparo.
Leia Mais ∎
Além disso, os moradores relatam que a cadela estava babando e colocando muita secreção pela boca. O que deixou esses moradores receosos de tentarem se aproximar e possivelmente serem mordidos por um animal possivelmente infectado com algum tipo de patologia.
Em conversa com esses moradores, a reportagem apurou que ainda nesta terça-feira (14), a cadelinha e seus filhotes permanecem no mesmo local. No entanto, alguns moradores se prontificaram a levar água e comida para os cachorros.
Morador tentou contato com programa ARCA da Prefeitura da Serra
Um morador ainda relatou que tentou entrar em contato com o serviço de resgate de animais da Prefeitura da Serra, mais conhecido como programa ARCA. Contudo, a resposta que esse mesmo morador recebeu via WhatsApp é que a prefeitura está com a sua capacidade máxima de cães resgatados e precisa que esses recebam adoção, para que então possam resgatar outros. Além disso, o perfil relatou que os animais não apresentavam nenhum tipo de ferimento visível a ponto de necessitarem um resgate de urgência.


Sendo assim, os moradores pedem ajuda para qualquer pessoa ou serviço disponível e disposto a resgatar esses animais para oferecer todo o cuidado médico e amparo necessário.
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante dessa suposta recusa do resgate por parte do programa ARCA, a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura da Serra. Em nota, questionamos se, de fato, havia essa limitação de resgate por conta da superlotação dos abrigos, e se os critérios de resgate do programa estavam de acordo com as diretrizes da Prefeitura da Serra.
No entanto, até o momento desta publicação, não obtivemos respostas. O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará mais informações assim que possível.
