Na noite do último sábado (17), equipes da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) apreenderam um adolescente de 15 anos após ele resistir a uma abordagem no bairro Feu Rosa, no município da Serra. Durante a confusão, moradores revoltados registraram as ações da PM, alegando excessos por parte dos policiais militares.
De acordo com informações das equipes da Polícia Militar que atenderam a ocorrência, os militares estavam realizando um patrulhamento no bairro quando avistaram o menor em atitude suspeita.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Sendo assim, os militares tentaram abordar o adolescente; no entanto, segundo a versão deles, o jovem saiu correndo em tentativa de fuga. Posteriormente, a Polícia Militar conseguiu localizá-lo novamente.
Resistiu à abordagem
Os militares então deram ordem de abordagem, mas o adolescente resistiu. Como resultado, foi necessário o uso de spray de pimenta para tentar conter o menor.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A abordagem gerou revolta entre os moradores do bairro, que começaram a arremessar pedras, algumas das quais atingiram o colete de um dos militares envolvidos.
Diante da situação, mais viaturas da Polícia Militar foram acionadas para oferecer apoio. Com a chegada de reforços, a situação foi controlada, e o adolescente foi apreendido.
Logo após, o menor foi encaminhado para a Delegacia Regional da Serra. Moradores do bairro que presenciaram o ocorrido apresentaram uma versão diferente daquela relatada pela Polícia Militar.
Outra versão
Os moradores relataram que o adolescente estava indo para uma distribuidora no bairro para comprar um copo de bebida quando foi abordado pelos policiais militares.
De acordo com as testemunhas, o adolescente se recusou a entrar na viatura, afirmando que não tinha nada de errado. Apesar da resistência, ele foi apreendido e levado para a Delegacia Regional da Serra.
De volta ao lar
Cerca de três horas depois, o menor retornou ao bairro e, segundo os moradores, apresentava várias marcas de supostas agressões. Um vídeo enviado por um morador ao Serra Noticiário mostra as ações da Polícia Militar e o adolescente exibindo algumas lesões pelo corpo.
Vídeo YouTube SN:
Caso semelhante no bairro
Os moradores ficaram indignados com a situação e relataram que esta não é a primeira vez que esse tipo de abordagem ocorre no bairro.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar relatando o descontentamento dos moradores, que informou que qualquer pessoa que se sinta prejudicada pela abordagem pode registrar uma reclamação na Corregedoria da Polícia Militar do Espírito Santo.
Por sua vez, a Polícia Civil informou que o adolescente de 15 anos, conduzido à Delegacia Regional da Serra, assinou um Boletim de Ocorrência Circunstanciado por ato infracional análogo ao crime de resistência à ação policial. Após o responsável pelo menor assumir o compromisso de comparecer ao Ministério Público quando solicitado, o adolescente foi reintegrado à família.