No último sábado (14), o jornal Serra Noticiário trouxe a denúncia de uma leitora, que frequentou a praia de Manguinhos e presenciou um bueiro da CESAN vazando esgoto diretamente na areia por onde os banhistas passam.
Leia mais: CESAN em pleno verão deixa bueiro vazando esgoto na praia de Manguinhos
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Esgoto na praia de Manguinhos
A reportagem trouxe imagens e vídeos do caso, que além de pôr em risco a saúde dos banhistas, atrapalha o momento de lazer da população ao tentar aproveitar a praia nos fins de semana.
No último sábado (21), um morador de Manguinhos enviou um vídeo para a reportagem, denunciando a quantidade de esgoto que estava sendo lançado diretamente para a praia de Manguinhos. O vídeo foi gravado na saída do bairro em direção à ES-010.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Além do registro em vídeo, o Serra Noticiário recebeu diversas reclamações de pessoas que alegaram sentir um forte odor de esgoto toda vez que passavam pela região.
O que disse a Prefeitura da Serra
A reportagem entrou em contato com a assessoria da prefeitura para saber se os órgãos fiscalizadores estavam a par desse problema. Por meio de nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Serra informou que vem fiscalizando a questão do tratamento de esgoto neste local.
Os responsáveis já foram advertidos, penalizados e multados. A secretaria informa, ainda, que segue fiscalizando a Parceria Público Privada (PPP) entre a empresa e a CESAN assim como em todo o território do município.
Problemas recorrentes com a empresa CESAN
Sabendo da obrigação da empresa CESAN em tratar do esgoto da Serra, a reportagem entrou em contato com a assessoria para questionar o motivo deste esgoto estar sendo despejado no local, e se isso tinha alguma relação com o fato de algumas praias na cidade serem impróprias para banhistas.
Em nota, a empresa respondeu que uma equipe técnica da CESAN foi enviada ao local na manhã da última segunda-feira (23) e realizou o reparo necessário na tubulação de esgoto, que já voltou a operar sem intercorrências. A população pode acionar a Companhia todos os dias, em qualquer horário, pelo telefone 115. A chamada é gratuita.
Casos de esgoto em lugares inapropriados têm se tornado recorrente no município, que convive diariamente com problemas relacionados à empresa CESAN, como racionamentos sem aviso prévio e água suja.