Em um caso chocante de abandono de incapaz na Serra, as duas crianças foram encontradas sozinhas e assustadas em sua casa após uma vizinha denunciar a situação nas redes sociais.
Na noite do último sábado (01), o deputado estadual Pablo Muribeca publicou um vídeo suas redes sociais em que aparece ajudando regatar duas crianças em situação de abandono dentro de uma casa na Serra.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Conforme apurado pela reportagem, a ação aconteceu no sábado, dia 25 de março, após o deputado receber a denúncia de que havia duas crianças trancadas sozinhas dentro de uma casa no Bairro das Laranjeiras, na região da Grande Jacaraípe, na cidade de Serra.
A parlamentar preocupada com o bem-estar das crianças, acionou o Conselho Tutelar da Serra, que rapidamente se mobilizou, juntamente com a Polícia Militar, para verificar a situação.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A Polícia Militar confirmou a ocorrência relacionada a uma denúncia de abandono de incapaz, em que uma viatura seguiu até a Rua Santa Lúcia, onde o deputado estadual encontrou duas crianças, de 2 e 4 anos, sozinhas em uma casa. As crianças estavam sujas e sem condições de se alimentar.
Crianças abandonadas pela mãe
Ao chegarem à residência, as autoridades encontraram as duas crianças em condições precárias: com fome e aparentemente abandonadas. A situação alarmante levanta preocupações sobre a violência infantil e suas consequências graves e duradouras na vida das vítimas.
Quando a gente está perto das pessoas consegue ver os absurdos que acontecem. E a gente fica muito triste. Foi o que eu senti quando soube que crianças foram abandonadas pela mãe e deixadas em situação de risco dentro de casa, sem comida e trancadas, na Serra. Isso é de cortar o coração de qualquer um e, ainda, é considerado abandono de incapaz. Um crime previsto no Código Penal Brasileiro.
Pablo Muribeca
Deputado estadual
O abandono de incapaz é um crime que ocorre quando crianças ou adultos incapazes de se defender são deixados sem supervisão ou cuidados necessários. Essa forma de violência infantil não pode ser tolerada, seja na Serra ou em qualquer outro lugar, e as autoridades estão trabalhando para garantir que os responsáveis sejam punidos de acordo com a lei.
O Conselho Tutelar e a Polícia continuam investigando o caso e tomarão as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar das crianças envolvidas. A comunidade local também é encorajada a ficar atenta e denunciar quaisquer casos suspeitos de abandono ou maus-tratos a menores.
O deputado solicita colaboração da população. “Eu estou aqui para ajudar. Se você sabe de casos assim, denuncie para a polícia, para o Conselho Tutelar ou ainda no Disque (100). E já sabe, pode contar comigo para proteger nossas crianças. Precisou, chama o Pablo!”.