Na noite desta segunda-feira (29), por volta das 20h, a redação do Serra Noticiário recebeu imagens que mostram a UPA de Castelândia completamente lotada. Os registros exibem dezenas de pessoas aguardando por atendimento médico.
De acordo com os relatos enviados à reportagem, muitos pacientes estão há horas na unidade sem previsão de atendimento. Diante da situação, parlamentares foram acionados e se dirigiram ao local.
Leia Mais ∎
As imagens mostram a presença do deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), acompanhado dos vereadores da Serra; Agente Dias (Republicanos) e Pastor Dinho (PL).
Vídeo Youtube SN:
A reportagem do SN já entrou em contato com a Prefeitura da Serra em busca de esclarecimentos sobre a causa da superlotação na UPA. Sendo assim, o texto pode ser atualizado a qualquer momento.
Atualização: Resposta da Prefeitura da Serra
Na tarde desta terça-feira (30), a Prefeitura da Serra retornou o contato da reportagem e se posicionou sobre a situação da UPA de Castelândia.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que o fluxo de atendimentos costuma ser maior às segundas-feiras nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Segundo o órgão, mesmo diante da alta demanda, “toda a equipe da unidade manteve seu trabalho com dedicação, garantindo acolhimento e assistência qualificada”.
A secretaria destacou ainda a relevância da UPA Castelândia para a rede de urgência e emergência do município. De acordo com a gestão, a unidade realiza em média mais de 22 mil atendimentos por mês.
A Prefeitura reforçou seu compromisso com a qualidade da assistência, o respeito e a dignidade de cada cidadão atendido nas unidades municipais e afirmou que seguirá trabalhando para oferecer sempre um serviço humanizado e transparente.
Nota na íntegra:
“A Secretaria de Saúde da Serra informa que o fluxo tende a ser maior às segundas-feiras, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e que toda a equipe da unidade manteve seu trabalho com dedicação, garantindo acolhimento e assistência qualificada.
A secretaria destaca ainda a relevância da UPA Castelândia para a rede de urgência e emergência do município. Em média, a unidade realiza mais de 22 mil atendimentos por mês. A Prefeitura da Serra reafirma seu compromisso com a qualidade da assistência em saúde, o respeito e a dignidade de cada cidadão que busca atendimento nas unidades municipais, e segue trabalhando para oferecer sempre um serviço humanizado e transparente.”
