Nesta última quinta-feira (06), a redação do Serra Noticiário recebeu um vídeo gravado por pacientes de hemodiálise denunciando os atrasos e os transtornos causados pela empresa responsável pelo transporte contratada pela Prefeitura da Serra.
Tratamento de Hemodiálise
Hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, desempenhando parte do trabalho que o rim doente não pode realizar. O procedimento remove do corpo resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e líquidos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Reclamação sobre atrasos
A reportagem conversou com Josias, de 59 anos, que acompanha sua esposa de 57 anos, paciente de hemodiálise, ambos moradores de Porto Dourado, que aparecem no vídeo. Ele relatou que os pacientes estão sendo humilhados pela atual empresa contratada pela Prefeitura da Serra. Segundo ele, os atrasos começaram após a gestão do município contratar uma nova empresa. Desde então, os problemas se intensificaram.
Na noite de quinta-feira (06), Josias e sua esposa ficaram esperando pelo transporte das 20:20 até as 21:35. Ele também mencionou que, ao tentar contato com a empresa, eles não atendem as ligações nem respondem às mensagens dos pacientes.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“A situação é uma tremenda falta de educação e respeito com os pacientes, que saem do tratamento muitas vezes debilitados, passando mal e em cadeira de rodas. Além de não terem um lugar adequado para aguardar o transporte,” disse Josias.
Vídeo Youtube SN:
O que diz a Prefeitura da Serra?
A reportagem do Serra Noticiário, prezando pela qualidade jornalística, procurou a Prefeitura da Serra para se manifestar diante das denúncias dos pacientes. Nesta segunda-feira (10), a prefeitura respondeu por meio de nota. Segue na íntegra:
“A Secretaria de Saúde da Serra informa que o transporte sanitário fornecido é coletivo. Os atrasos observados na quinta-feira (06) foram causados por um atraso na liberação do tratamento de pacientes em outra clínica, o que impactou o transporte subsequente.
Esclarece também que, sob a gestão da empresa anterior, o contrato era antigo e a quantidade de veículos insuficiente para atender adequadamente a demanda. Uma nova empresa foi contratada justamente para melhorar essa situação.
É importante ressaltar que não houve prejuízo ao tratamento, uma vez que o retorno se dá efetivamente após a diálise do paciente.
Em relação à falta de um local adequado para aguardar o transporte, a clínica contratada já informou que possui lugar para esse fim dentro de suas instalações.“
A reportagem do Serra Noticiário segue acompanhando o caso.