Nesta terça-feira (28), a redação do Serra Noticiário recebeu vários vídeos de pacientes denunciando UPAs superlotadas na cidade da Serra, além da falta de instrutura principalmente na unidade de UPA de Carapina. Segundo os pacientes e as imagens, a superlotação ocorre tanto na ala de atendimento adulto e como na das crianças.
As imagens enviadas pelos próprios pacientes, mostram a situação complicada nas unidades. No vídeo é possível ver as pessoas aguardando em pé e dar para ouvir elas reclamando do atendimento. Outro vídeo mostra o banheiro do local totalmente degradado sem as mínimas condições de uso.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A situação que está a UPA de Carapina não é diferente das outras UPAs da Serra, mas unidade de Carapina está em lotação máxima. De acordo com uma das pacientes, na noite desta terça-feira (28), havia pessoas que chegaram às 11 horas da manhã e até no início da noite não tinha sido chamada.
“Os médicos não chamam para o atendimento, têm pessoas aqui desde a manhã desta terça-feira (28) e não foram chamados. Já houve uma maior confusão entre um paciente e um funcionário”, disse uma paciente que não quis se identificar.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Vídeo publicado no Instagram SN:
Outras UPAs superlotadas
Na última segunda-feira (28), a redação do Serra Noticiário também recebeu denúncias semelhantes, provenientes de pacientes que buscaram atendimento nas UPAs de Castelândia e Serra-sede. Em um dos casos, uma paciente relatou à reportagem que, após ficar 8 horas esperando por atendimento, decidiu ir embora.
O que diz a Prefeitura da Serra?
Procuramos a Prefeitura da Serra para saber o motivo dessa situação e quais providências estão sendo tomadas para resolver os problemas de atendimento.
Em nota, eles informaram que o quadro de médicos está completo nos atendimentos das UPAs e que a lotação nas unidades é devida uma procura maior das pessoas devido ao aumento de casos de dengue e síndromes respiratórios.
Confira a nota completa:
A Secretaria de Saúde da Serra informa que está com seu quadro de médicos completo atendendo nas suas três Unidades de Pronto Atendimento, que têm recebido um número maior de usuários devido ao aumento nas notificações de dengue e síndromes respiratórias, em todo o Estado.
Além da oferta completa de médicos, está sendo oferecido transporte sanitário aos pacientes de baixa complexidade e com sintomas de dengue, para que façam seu atendimento em um dos quatro pontos de hidratação distribuídos pela cidade.
Ao todo, a Serra já atendeu mais de dois mil usuários para hidratação, desde a abertura dos pontos em Jacaraípe, Feu Rosa, Novo Horizonte e Jardim Limoeiro. O atendimento nesses locais é feito por livre demanda.