Nesta tarde de quinta-feira (23), a redação do Serra Noticiário recebeu imagens com reclamações de pacientes de diferentes UPAs, Carapina e Castelândia, reclamando da mesma dificuldade, demora no atendimento e falta de estrutura.
UPA de Carapina
Na UPA de Carapina, uma paciente de 25 anos que prefere não se identificar, relatou que aguarda a atendimento desde às 8 horas da manhã, muito revoltada ainda denunciou que os aparelhos de ar-condicionado do local não funcionam, consequentemente gerando muito calor e sofrimento entre os pacientes que aguardam atendimento.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
“UPA está lotado, ar-condicionado não funciona, pessoas com calor e falta de ar.” Relatou a paciente da UPA de Carapina durante conversa com a reportagem.
Vídeo #1 publicado no Instagram SN:
UPA de Castelândia
Em outra unidade também surgiu reclamação semelhante, desta vez, na UPA de Castelândia, a acompanhante de um paciente denunciou que seu esposo de 41 anos, com suspeitas de Dengue, aguarda atendimento desde às 7 horas da manhã. A mulher também denunciou a falta de estrutura no local, pois segundo ela, os bebedouros não funcionam, não tem água.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“Os pacientes estão indignados com o descaso, assim como meu marido tem muitas pessoas aqui que não estão aguentando parar em pé.” Disse acompanhante do marido na UPA de Castelândia.
Vídeo #2 publicado no Instagram SN:
UPA de Serra-Sede
Atualização: Após publicação das denúncias, surgiu paciente denunciando situação semelhante já na UPA de Serra-sede, unidade que é administrada diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde da Serra. Segundo a paciente que também prefere não se identificar, disse que havia pessoas aguardando desde às 11 horas da manhã, já se passava das 17 horas e ainda sem receberem atendimento.
Vídeo #4 publicado no Instagram SN:
Serra Noticiário só de olho nas UPAs
A redação do noticiário vem acompanhando diversas reclamações nas unidades de pronto atendimento, porém nos últimos 90 dias tem se intensificado as denúncias de em relação à demora e até falta de atendimento.
O que disse a Prefeitura da Serra?
A reportagem fez contato com a Prefeitura da Serra para a Secretaria Municipal de Saúde para se posicionar sobre as denúncias dos pacientes citados na matéria. Mas nenhum retorno até o momento da publicação.
Atualização: Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura da Serra se pronunciou a respeito das denúncias dos pacientes por meio de nota:
A Secretaria de Saúde da Serra informa que a demora pelo atendimento é devido ao aumento de casos de dengue. Ainda de acordo com a Saúde da Serra, sobre o atendimento, calor, bebedouro, foi notificado à gerência da UPA, para esclarecimento.
Fiscalização
Quem continua fiscalizando a dramática situação dos pacientes nas unidades de saúde da Serra, é o Deputado Estadual Pablo Muribeca, a fiscalização do parlamentar na noite do dia 8 de fevereiro foi registrada por uma paciente. Em toda a história da Serra, nunca foi visto o ex-prefeito Audifax Barcelos ou atual prefeito Sérgio Vidigal pisando dentro de uma UPA.