A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) deflagrou, na madrugada desta sexta-feira (03), a Operação Carapebus, no município da Serra. A ação teve como foco o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão e de um mandado de prisão contra integrantes de uma facção criminosa ligada a ataques a ônibus e tiroteios em via pública.
Segundo a PCES, cerca de 50 policiais civis participaram da operação, entre agentes da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC), Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Divisão de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM), Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) e do Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT). A ofensiva contou ainda com apoio aéreo do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER).
Leia Mais ∎
O repórter Wal Junior, do Serra Noticiário, acompanhou a operação e entrevistou o delegado Tarcísio Otoni, titular da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc). Ele relatou que a equipe de inteligência da Polícia Civil identificou residências sendo usadas por criminosos para armazenar armamentos e drogas. Confira mais detalhes no vídeo abaixo:
Vídeo Youtube SN:
Região dominada pelas facções criminosas
A Polícia Civil informou que as diligências foram realizadas em Balneário de Carapebus, Praia de Carapebus e Lagoa de Carapebus, áreas que vêm sendo impactadas pela atuação violenta do grupo criminoso.
De acordo com a Polícia Civil, além do cumprimento das ordens judiciais, a operação também teve como objetivo a coleta de informações para subsidiar novas investigações e futuras ações de combate ao crime organizado.
Guerra do Tráfico na região de Carapebus
A disputa entre o Terceiro Comando Puro (TCP) e o Primeiro Comando de Vitória (PCV) resultou em uma série de crimes nos últimos 40 dias. Em agosto, a menina Alice Rodrigues, de 6 anos, foi morta após o carro da família ser confundido com o de rivais.
No mês seguinte, a região voltou a registrar homicídios e ataques armados, ampliando o clima de medo entre os moradores. No dia 29 de setembro, dois homens foram executados e um adolescente de 14 anos ficou ferido quando criminosos vestidos como policiais civis invadiram uma casa em Balneário de Carapebus.
Resultado final da Operação Carapebus
A Operação Carapebus terminou com a apreensão de cinco armas, um simulacro, drogas e rádios de comunicação. Dois homens foram presos. Um deles, de 26 anos, admitiu que guardava armas para uma facção criminosa e será autuado em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de armas e associação criminosa. O outro, de 28 anos, responderá por porte ilegal de arma de fogo. Ambos serão encaminhados ao sistema prisional após os procedimentos de polícia judiciária.
O Serra Noticiário segue acompanhando em busca de novas informações.
