Nesta última terça-feira (22), moradores gravaram imagens de uma abordagem a um suspeito na qual os agentes da Guarda da Serra tiveram que fazer uso da força, no bairro José de Anchieta, na cidade de Serra.
A reportagem conversou com testemunhas que gravaram as imagens da abordagem e relataram que a detenção seria sem motivo aparente e sem nenhum flagrante, além de alegarem racismo. As testemunhas afirmam que o sujeito abordado estaria apenas voltando para casa com a esposa, que estava no hospital.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Vídeo Youtube SN:
Outro lado? O que diz a Prefeitura da Serra?
A prefeitura da Serra foi procurada reportagem, nesta quarta-feira (23), porém nenhum retorno diante do nosso contato, apenas aos outros veículos de comunicação, em flagrante boicote ao Serra Noticiário.
O que diz a comandante da Guarda da Serra?
A comandante Lais Araújo foi procurada diretamente pela reportagem nesta quarta-feira, mas não houve retorno até o momento. O perfil da GCM da Serra também foi procurado, sem retorno.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Sindicato SIGMATES
O diretor de comunicação do Sindicato dos Servidores das Guardas Municipais e Agentes Municipais de Trânsito do Estado do Espírito Santo (SIGMATES) foi procurado pela reportagem nesta quarta-feira e atendeu nosso contato de forma educada. Na medida do possível, nos trouxe uma nota oficial da instituição Guarda Civil Municipal da Serra sobre o caso. Segue na íntegra logo abaixo.
“Sobre a referida ocorrência correlata a, parte do vídeo apresentado, foi informado que a mesma se deu durante patrulhamento preventivo no bairro José de Anchieta, após a guarnição ter sido abordada por populares que noticiaram uso de drogas nos arredores da EMEF Manoel Carlos de Miranda; Ato contínuo, em estrito cumprimento do dever legal, a equipe prosseguiu para o local onde avistou o indivíduo com as características informadas pelos munícipes. Após receber a ordem de parada para abordagem e apuração dos fatos relatados pelos relatados, o indivíduo, visivelmente alterado, recusou-se a colaborar de modo que foi necessário o emprego de técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial lesivo a fim de conduzi-lo à 3ª Delegacia Regional.
Ressalta-se ainda que durante a condução do indivíduo para a delegacia de polícia, o marmo chegou a danificar a viatura devido ao seu comportamento alterado.
Por fim, importa relatar também que, até o momento, a Corregedoria da Guarda Municipal da Serra não recebeu nenhuma denúncia relacionada à ocorrência e que, se coloca a disposição da população Serrana para prestar qualquer esclarecimento ou adotar medidas que se façam necessárias para apuração dos fatos de interesse da municipalidade.“