Nesta sexta-feira (03), os moradores do bairro de Cidade Pomar, localizado no município da Serra, passaram por momentos de tensão, após criminosos armados estabelecerem um toque de recolher na região.
Conforme testemunhas, traficantes armados percorreram as ruas do bairro e ordenaram que nenhum comércio abrisse. Logo após, o toque de recolher deixou o bairro completamente deserto.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Um dos comerciantes relatou que até tentou abrir a loja, mas foi abordado pelos criminosos, que o ameaçaram e ordenaram o fechamento. “Eu estava indo trabalhar, mas eles passaram lá e mandaram fechar tudo, então voltei para casa“, disse um comerciante.
Além das padarias, lojas e outros estabelecimentos comerciais, as escolas também permaneceram fechadas. Embora uma creche tenha funcionado, os pais foram buscar os alunos devido ao medo da insegurança no bairro.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
As linhas de ônibus do Sistema Transcol também foram afetadas. Devido ao toque de recolher, os ônibus demoravam para circular pelas ruas. Apesar dos atrasos, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (CETURB) informou que as linhas do bairro estavam operando normalmente.
Apesar das ruas estarem desertas, a Polícia Militar (PMES) realizou patrulhamento ao longo do dia. Além disso, a Guarda da Serra também reforçou o patrulhamento preventivo no bairro para garantir a segurança dos moradores, além de preservar os equipamentos públicos.
Motivação do toque de recolher
O toque de recolher no bairro foi motivado pela morte de um suspeito após resistir a abordagem de uma equipe da Força Tática da Polícia Militar na última quinta-feira (02).
Consequentemente, ele foi socorrido pelos militares para UPA de Serra sede, mas não resistiu aos ferimentos. Outro suspeito foi detido e levado para a Delegacia Regional da Serra, durante esta ocorrência os militares apreenderam drogas e armas.
Força Tática prende suspeito e mata outro no mesmo bairro onde PM foi baleado na Serra
Por que o Pomar está inflamado?
A intensificação das ações da Polícia Militar no bairro foi desencadeada após um soldado da PM, Saimen Rodrigues de 32 anos, ser baleado na cabeça durante uma abordagem a um veículo com suspeitos na última quarta-feira (01). O soldado encontra-se internado em um hospital da região e está em estado grave.
Detalhes sobre perseguição e troca de tiros que terminaram com um PM baleado na Serra
Protestos
Além do toque de recolher, ocorreu uma manifestação de alguns moradores em relação à morte do jovem. Assim, eles saíram às ruas e protestaram. Por um breve momento também fecharam uma das vias da BR-101.
A reportagem do Serra Noticiário teve acesso a um vídeo que mostra o momento em que os moradores do bairro Cidade Pomar se dirigem ao protesto.
Posteriormente, eles atearam fogo em pneus e exigiram justiça pela morte do suspeito. A Polícia Militar foi chamada ao local do protesto e conseguiu controlar a situação.