No último dia 25 de fevereiro, um vídeo que circulou amplamente nas redes sociais chamou a atenção das autoridades. Nas imagens, traficantes do morro do Quiabo, em Cariacica, ostentavam armas e faziam ameaças a rivais de outros bairros.
A gravação foi feita em uma das ruas do bairro Itacibá e mostra os suspeitos fortemente armados, além de estarem vestindo uniformes de uma empresa particular. A utilização de roupas dessa natureza por parte dos criminosos é uma prática comum que visa a confundir as autoridades e dificultar a identificação.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Vídeo publicado no Twitter SN:
No dia 28 de fevereiro, circulou a informação que equipes da Polícia Militar prenderam a ‘Tropa do Quiabo’ que aterrorizava morros e bairros na cidade de Cariacica, inclusive um deles estava vestido com um uniforme no momento da prisão.
Caso semelhantes ocorridos na Grande Vitória
Dois homens foram presos usando uniformes de empresas para cometer crimes na Grande Vitória. Eles foram detidos na quarta-feira (16), pela Polícia Militar do Espírito Santo.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Segundo informações da PM, um dos roubos aconteceu no bairro Soteco, em Vila Velha. Um dos criminosos foi identificado como Elvis Ribeiro de Paula, de 29 anos. Ele usava uniforme de uma companhia elétrica, no momento que abordou uma senhora que estava no intervalo do serviço. O suspeito levou a bicicleta da vítima.
Já no segundo caso a Força Tática recebeu informações através do Disque-Denúncia sobre a presença de cinco indivíduos, trajando uniformes de uma empresa prestadora de serviços de cor azul (CESAN), que estariam traficando e portando armas de fogo no bairro de Aribiri, em Vila Velha. A Força Tática se deslocou para o local e realizou patrulhamento tático nas ruas do bairro.
Durante a operação, os policiais se depararam com um homem que correspondia às características fornecidas na denúncia. Ele foi abordado e submetido a uma busca pessoal. Uma arma de fogo e 27 munições foram encontradas com o suspeito que usava uma tornozeleira eletrônica. O homem, identificado como Victor Hugo Cabral de Souza, 24 anos, confessou fazer parte do grupo e ser o braço armado do tráfico de drogas na região. Os outros traficantes conseguiram fugir do local.
Ainda de acordo com informações da Polícia Militar, Victor Hugo já tinha passagens pela justiça incluindo, roubo de veículo e porte ilegal de arma de fogo.
Victor Hugo foi preso em flagrante por tráfico de drogas Já Elvis Ribeiro, foi preso em flagrante por roubo. Os dois criminosos, foram levados para 2º Delegacia Regional, localizada no bairro Jaburuna, em Vila Velha, onde depois dos procedimentos legais, foram levados para o Presídio de Viana.
Os policiais observam que essa é uma tática nova, uma vez que um grupo de indivíduos usando uniformes de uma empresa prestadora de serviços não levanta suspeitas imediatas, podendo ser utilizada para desviar a atenção das autoridades. É importante salientar que o suspeito estava usando tornozeleira eletrônica, o que indica que ele já havia sido detido anteriormente por outras infrações.