Na manhã da última sexta-feira (12), a praia de Carapebus, localizado na cidade da Serra, foi palco de um raro fenômeno meteorológico, uma tromba d’água que se formou sobre o mar.
A guarda-vidas Letícia Gomes, de 25 anos, conseguiu filmar o fenômeno, que durou aproximadamente cinco minutos. Em entrevista para a Folha de Vitória, Letícia disse que foi uma experiência única e impressionante. “É a primeira vez que presencio algo assim, e é realmente incrível. Sempre admirei a natureza, especialmente ao amanhecer e ao entardecer”, comentou ela, expressando seu fascínio pelo espetáculo natural.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Tromba d’água
De acordo com especialistas, a tromba d’água é um fenômeno meteorológico que se assemelha a um tornado, porém ocorre sobre corpos d’água, como mares, lagos e rios. Ela se caracteriza pela formação de um vórtice ou coluna giratória de ar que estende uma nuvem, geralmente do tipo cumulonimbus, até a superfície da água.
Este fenômeno é visível devido ao funil formado pela condensação do vapor de água no ar e pelo movimento de água que é sugado para cima pelo vórtice. As trombas d’água podem variar bastante em tamanho e força, embora geralmente sejam menos intensas e de menor duração que os tornados terrestres. Contudo, podem ser perigosas, especialmente para embarcações pequenas e atividades aquáticas, devido às fortes rajadas de vento e turbulência associadas.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Conforme informações da meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, a formação dessa tromba d’água foi influenciada pela passagem de uma frente fria pela costa do Espírito Santo, que reduziu a pressão atmosférica e favoreceu a formação de nuvens carregadas.
Erramos: Na reportagem publicada, houve um equívoco quanto ao local do registro do fenômeno. O correto é que a tromba d’água foi vista na Praia de Carapebus, e não no Balneário de Carapebus como informado. Esse texto foi atualizado. Conforme a guarda-vidas Letícia Gomes ela estava em serviço e registrou o fenômeno às 9h da manhã.
Vídeo YouTube SN:
Presidente da ALES solicita antecipação de emendas para municípios afetados pelas chuvas no ES