Na última segunda-feira (08), o vereador Professor Artur Costa (Solidariedade), encabeçou um movimento de protesto contra a Companhia Espírito-santense de Saneamento (CESAN). Tudo por conta de mais um episódio de interrupção no fornecimento de água, que afetou os moradores da cidade no último final de semana. No entanto, esta não é a primeira vez que a CESAN deixa a população sem aviso prévio sobre cortes de água. Dessa forma, essa o que tem gerado um crescente descontentamento entre os cidadãos.
Vereador cobra explicações da CESAN sobre a falta de água na Serra
Segundo a CESAN, a última interrupção se deu devido à elevada turbidez na água do Rio Santa Maria, causada por chuvas recentes. Desde sábado (06), mais de 90 bairros da cidade enfrentaram a falta de água, um problema que já se tornou comum na região. A demora da empresa em comunicar sobre essas interrupções tem provocado críticas intensas nas redes sociais e entre os moradores da cidade.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Em resposta a essa situação, o vereador Professor Artur Costa tomou medidas. Na última segunda-feira (08), ele protocolou um documento oficial junto à CESAN, pedindo explicações e providências imediatas. Além disso, o vereador utilizou suas redes sociais, especificamente o Instagram, para compartilhar um vídeo em que mostra sua ida ao escritório da CESAN para entregar pessoalmente o documento. O vereador afirmou que este protocolo visa respaldar os pedidos da comunidade e que continuará a cobrança em outras instâncias.
Durante uma Sessão Extraordinária na Câmara Municipal do dia 09/01, o vereador expressou sua indignação com a situação.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“Acredito que todos os vereadores vão concordar comigo, é um descaso, uma falta de respeito o que a Cesan tem tido com a nossa cidade. Não só pela água barrenta, que já é um problema absurdo, mas também pela falta de água […] É cada explicação, uma mais absurda que a outra! Mas a conta está lá, todo mês a população tem que pagar a conta”.
Vereador Artur Costa
Vereador cobrou mais clareza na comunicação sobre interrupções no abastecimento da CESAN
O ofício encaminhado à CESAN, ao qual o Serra Noticiário teve acesso, solicita esclarecimentos sobre os frequentes cortes no fornecimento de água. Além disso, o documento exige que a empresa comunique com mais eficiência e antecedência sobre futuras interrupções no abastecimento.
Em seguida, o vereador baseou suas reivindicações na legislação que rege a atuação da CESAN e no Contrato de Programa assinado em 2008 entre a companhia e o Município da Serra. Ele ressaltou que a insatisfação da população com os serviços prestados pela CESAN é generalizada e pode resultar em penalidades.
É importante destacar que a situação vivenciada no último final de semana não é um incidente isolado. Uma vez que, faz parte de uma série de interrupções inesperadas no abastecimento de água que têm afetado os moradores da Serra nos últimos meses. Inclusive, ainda existem regiões da Serra que estão sofrendo com a falta d’água.
Documento enviado a CESAN
Reportagem entrou em contato com a CESAN
Diante dessas informações, a reportagem entrou em contato com a CESAN, oferecendo espaço para que a empresa se pronunciasse sobre o documento que o vereador protocolou junto à empresa. Em seguida, questionamos se havia alguma previsão para restabelecer o abastecimento por completo no município da Serra. No entanto, até o momento desta publicação, não obtivemos respostas. O Serra Noticiário permanece no aguardo de uma resposta da CESAN.