Nesta sexta-feira (12), o vereador Prof Artur Costa (Solidariedade), mostrou preocupação com as falhas no sistema municipal de saúde da Serra. Isso porque, ele recebeu uma reclamação sobre a demora significativa para a realização de exames de sangue na Unidade de Saúde de Barcelona, cidade de Serra.
Em um vídeo divulgado no Instagram, ele evidenciou o caso de um idoso de 72 anos, que enfrenta uma espera de quase três meses para fazer um exame de sangue. Um exame considerado essencial na medicina para diagnósticos e tratamentos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Vereador expõe demora de quase três meses por exame médico na Serra
No plano de fundo desse vídeo que saiu no perfil do vereador Artur Costa no Instagram, ele exibe uma ficha de agendamento desse idoso na unidade de Saúde do bairro Barcelona. No documento, a data de 8 de abril. Ou seja, quase 3 meses para que esse paciente realize um exame de sangue.
Lembrando que, esse tipo de exame demanda mais velocidade. Uma vez que, por meio dele é possível detectar um diagnóstico amplo da saúde do paciente, e se possível, tratar ou prevenir possíveis doenças.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Diante dessa situação, o vereador cobrou a Secretaria de Saúde por meio de um Requerimento oficial. Ele questionou a existência de problemas contratuais ou orçamentários que estariam contribuindo para essa demora.
De acordo com o vereador, Fernanda Coimbra, secretária da saúde da Serra, respondeu ao questionamento. Ele conta que ela admitiu a alta demanda por exames de sangue e se comprometeu a revisar o contrato com as empresas prestadoras do serviço. De modo que, pudesse agilizar o processo.
Reportagem entrou em contato com Prefeitura da Serra
Sendo assim, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra, junto à Secretaria de Saúde para oferecer espaço de pronunciamento sobre o vídeo do vereador. Em nota, também questionamos se havia alguma medida de urgência para reduzir esse tempo de espera por exames. No entanto, até o momento desta publicação não obtivemos respostas. O Serra Noticiário permanece no aguardo de uma resposta da prefeitura.