Uma viatura da Força Tática da Polícia Militar (PMES), se envolveu em um acidente na manhã de terça-feira (13), na Rua Tamoios, em Vista da Serra I, na Serra, durante o que a corporação classificou como um acompanhamento a suspeitos em motocicletas. Segundo relatos de moradores e proprietários de veículos atingidos, a colisão causou danos em motos e carros que estavam estacionados na via e levantou questionamentos sobre ausência do uso de sirene e giroflex no momento da perseguição.
De acordo com informações apuradas pelo Serra Noticiário e imagens às quais a reportagem teve acesso, a viatura, ao realizar uma manobra para desviar de um carro e de um pedestre, acabou atingindo veículos que estavam parados na rua. Moradores afirmam que a cena gerou preocupação e revolta, especialmente por causa dos prejuízos materiais.
Leia Mais ∎
Vídeo YouTube SN:
Moradores questionam ausência do uso de sirene e giroflex
Segundo relatos recebidos pelo SN, proprietários e vizinhos questionam o fato de a viatura não estar com sirene e giroflex acionados no momento do acompanhamento, o que, na avaliação deles, poderia ter contribuído para reduzir o risco de pedestres na via e evitar parte do transtorno. As informações e imagens do acidente circularam entre moradores e também chegaram à reportagem.
Ainda conforme os relatos, num primeiro momento teria sido repassada a informação de que os prejuízos seriam reparados pela PM, mas depois os proprietários teriam sido orientados a buscar ressarcimento por vias administrativas e/ou judiciais junto ao Estado. A reportagem solicitou esclarecimentos formais sobre o procedimento de ressarcimento e os encaminhamentos do caso, mas a resposta oficial não detalhou essa etapa.
O que diz a PMES sobre a ocorrência
Procurada pelo Serra Noticiário, a PMES informou que o acidente aconteceu durante patrulhamento preventivo em Vista da Serra I, após militares receberem a denúncia de que dois indivíduos, usando motos roubadas, estariam circulando pela região em atitude suspeita e que um deles estaria portando arma de fogo.
Segundo a corporação, equipes realizaram buscas e avistaram dois suspeitos, um em cada moto. Conforme a nota, eles fugiram ao perceber a aproximação da viatura e um deles seguiu em direção à Rua Tamoios. Ainda de acordo com a PMES, durante o acompanhamento, ao desviar de um transeunte que estava próximo ao meio-fio, a viatura colidiu com duas motos e um veículo, que estavam estacionados em frente a uma academia.
A PMES informou ainda que não foi possível abordar os indivíduos que estavam nas motos.
Ressarcimento e identificação dos suspeitos seguem sem detalhamento
A reportagem também questionou o que motivou a perseguição, se o motociclista foi identificado ou conseguiu fugir e qual o status da ocorrência, além de qual seria o procedimento oficial para ressarcimento dos proprietários dos veículos atingidos. Na resposta enviada ao SN, a PMES limitou-se a descrever a dinâmica do acompanhamento e da colisão, sem esclarecer os demais pontos.
O Serra Noticiário segue acompanhando o caso e mantém o espaço aberto para novos esclarecimentos da PMES e para o relato dos proprietários dos veículos atingidos.
