Na última sexta-feira (27), o atual vice-prefeito da Prefeitura da Serra e candidato a vereador, Thiago Carreiro (União Brasil), divulgou um vídeo em suas redes sociais de uma visita que fez a um dos aterros localizados na região de Jacaraípe. O que era para ser apenas uma visita, acabou em bate-boca com eleitores e fortes acusações contra os responsáveis pelos aterros e contra a atual gestão da Prefeitura da Serra.
A Prefeitura da Serra negou qualquer tipo de omissão e, por meio de nota, informou que a Fiscalização Ambiental atuou em cinco oportunidades, encaminhando os casos ao Ministério Público, que denunciou os envolvidos à justiça criminal da Serra.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Thiago Carreiro discute com apoiadores do 12
O vice-prefeito Serra, na condição de candidato a vereador, visitava um aterro no bairro Acréscimo das Laranjeiras, localizado nas ruas 14 e 15. Em vídeo, o candidato criticava o aterro que tomou conta do espaço, acumulando uma enorme quantidade de entulho. Segundo o candidato, essa prática configura um crime ambiental para criar lotes irregulares para serem comercializados.
Dentre os criticados, o candidato Thiago Carreiro atribui culpa a um indivíduo de codinome “Alemão”. Segundo o candidato, esse Alemão seria o responsável por tomar essas áreas na região de Jacaraípe e criar esses loteamentos de terras, dos quais o candidato afirma serem irregulares.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Ao final do vídeo, Thiago Carreiro confrontou apoiadores do Weverson Meireles (PDT), candidato a prefeito indicado pelo atual prefeito da Serra. Ele começou a discutir com eles, elevando o tom da voz e demonstrando extrema irritação com a situação, inclusive disparando xingamentos como “bandidos” e “safados”.
Vídeo Instagram:
Reportagem do SN conversou com Thiago Carreiro
Sendo assim, a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com Thiago Carreiro para entender melhor a situação e os motivos que o levaram a se exaltar com esses apoiadores.
O candidato a vereador da Serra, Thiago Carreiro, fez duras críticas ao sujeito conhecido como “Alemão”. Segundo Carreiro, Alemão é responsável por aterros ilegais com entulho em áreas ambientais e pela venda irregular de lotes no “Loteamento do Alemão”, prática que ele considera criminosa.
Carreiro mostrou indignação ao ser questionado sobre a situação em Jacaraípe e Acréscimo das Laranjeiras. Ele apontou que famílias estão vivendo em cima de aterros com lixo e esgoto a céu aberto, o que coloca em risco a saúde das crianças e o entorno das casas da comunidade.
“é uma verdadeira tragédia tanto para as famílias que estão comprando lotes e criando seus filhos em cima de Lixões e com um rio de esgoto a Céu aberto como também para toda a comunidade do redor desses aterros que estão vendo a destruição do entorno de suas casas e vão sofrer muito nos períodos de chuva pois essa máfia do Alemão e seus comparsas caçambeiros estão aterrando todos os corregos do bairro colocando manilhas pequenas e cobrindo toda área com lixo, entulho e bicho morto. Para vender lotes de 5 por 10 metros m cima disso. Quando vier a chuva o desastre e alagamentos serão certos.”
Thiago Carreiro
Questionado sobre sua irritação no vídeo, onde elevou o tom de voz, Carreiro explicou que a prefeitura também é culpada pela omissão. Ele relatou que já fez diversas solicitações de fiscalização e procedimentos contra Alemão, mas afirmou que “há políticos poderosos acobertando”.
“A prefeitura também é culpada. Já fiz várias solicitações de fiscalização existem vários procedimentos contra esse indivíduo Alemão, porém tem político poderoso acobertando. Pois nunca dá em nada inclusive esse indivíduo já foi preso em flagrante por destruição ambiental pagou a fiança saiu da cadeia e continua fazendo a mesma coisa”
Thiago Carreiro
Se eleito vereador, Carreiro disse que pretende enfrentar o problema com ações concretas. Ele defende a construção de 500 casas populares em local adequado, com recursos captados em parceria com o próximo prefeito. Além disso, ele propõe a recuperação da área degradada e a criação de um parque linear no local, garantindo que o esgoto não seja mais jogado na lagoa ou na praia.
“Sim só existe um caminho captar recursos e junto com o próximo Prefeito, construir 500 casas populares em local adequado dar as chaves dessas casas para os moradores que hoje vivem nessa situação. E recuperar a área degradada meu sonho é que no local seja feito um belo parque linear e que não maos seja jogado esse esgoto na lagoa nem na praia. Como podemos fazer turismo jogando um rio de esgoto em nossas praias????”
Thiago Carreiro
Carreiro finalizou dizendo que não tem arrependimento pelo tom firme usado em suas críticas. Para ele, quem defende a situação é “um safado”, e ele repetirá isso quantas vezes for necessário. O candidato enfatizou que os moradores do loteamento não são bandidos, mas trabalhadores em busca de um lar para suas famílias.
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra:
Sendo assim, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra para questionar se esses aterros, como o que aparece no vídeo do vice-prefeito, são fruto de crimes ambientais ou contam com a aprovação da fiscalização municipal.
Além disso, questionamos se esses loteamentos são, de fato, irregulares como aponta o vice-prefeito. E quais providências a administração pública tem tomado.
Por meio de nota, a Prefeitura da Serra respondeu que:
“A Fiscalização Ambiental da Prefeitura da Serra informa que já emitiu multas e auto de infração em cinco ocasiões devido ao aterro e ocupação irregular de terreno, lançando mão de todos os esforços dentro da legislação ambiental vigente. O Ministério Público do Espírito Santo foi, então, acionado e denunciou os envolvidos. O processo foi levado à Justiça e está na 4ª Vara Criminal da Serra. Denúncias podem ser feitas ao setor por meio do (27) 9 9951-2321 ou pelo aplicativo Colab (www.colab.re), disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para smartphones.”
Prefeitura da Serra
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará mais informações assim que possível.