Desde março desse ano, quando o atual prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), anunciou que não seria candidato à reeleição e lançou Weverson Meireles (PDT) como seu pré-candidato, aliados e opositores têm desenvolvido uma série de teorias para justificar essa manobra. Na época, Vidigal alegou que queria passar mais tempo com a família. No entanto, nos últimos dias, seu filho, Dudu Vidigal, deixou o comando estadual do PDT, alegando não aceitar a manobra do pai.
Teorias em relação a manobra de Vidigal
Uma das principais teorias é que Weverson seria a única chance de o PDT vencer a eleição, supondo que pesquisas internas mostraram que o nome Vidigal não resistiria a um eventual segundo turno contra Pablo Muribeca (Republicanos) ou Audifax Barcelos (PP), mas com Weverson a chance seria maior.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Outra teoria sugere que Vidigal está utilizando Weverson como cortina de fumaça até agosto, quando as chapas serão oficializadas, evitando assim cobrança de aliados e críticas dos adversários.
A resposta pode estar próxima, pois, conforme consta no calendário eleitoral disponibilizado site do TRE, a partir do dia 6 de julho (três meses antes do primeiro turno), candidatos são proibidos de comparecer a inaugurações de obras públicas (Lei nº 9.504/1997, art. 77).
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Cenários após a proibição
Portanto, se ocorrerem inaugurações pela Prefeitura da Serra após essa data, poderemos talvez saber quem será o candidato do PDT a prefeito. Vamos refletir sobre alguns cenários.
No cenário A, se Vidigal continuar participando de inaugurações de obras, isso significará que o candidato será Weverson. No cenário B, se Weverson estiver sozinho nos palanques de inauguração, isso indicará que o candidato será Vidigal. Já no cenário C, se ambos deixarem de participar de inaugurações, o mistério continuará até o dia 5 de agosto.
Coluna #ChicoPrego é um espaço de análises e opiniões sobre a cidade da Serra.