Na manhã desta segunda-feira (29), agentes da Fiscalização Ambiental resgataram um casal de ouriços-cacheiros encontrados no quintal de uma casa localizada no bairro Praia de Carapebus, no município da Serra. Os roedores, conhecidos por seus espinhos que cobrem todo o corpo, foram liberados em área de proteção ambiental.
De acordo com os fiscais ambientais que atenderam a ocorrência, eles foram acionados após os ouriços entrarem no quintal de uma residência. Sendo assim, imediatamente foram até o local e encontraram o casal de roedores. Logo após, a captura, eles garantiram a segurança dos ouriços, soltando o casal em uma área de proteção ambiental (APA) da lagoa Jacunem.
Leia Mais ∎
Ouriço-cacheiro
O ouriço-cacheiro é reconhecido pelo dorso coberto de espinhos longos, aguçados e predominantemente acastanhados, com pontas amareladas e bandas escuras. Contrariamente à crença popular, esses espinhos não são arremessados pelo animal, mas podem se soltar facilmente quando tocados, servindo como mecanismo de defesa.
Esses animais são tipicamente arborícolas e noturnos, preferindo viver isoladamente. Durante o dia, costumam se esconder nas copas das árvores, onde se alimentam de frutas, sementes e insetos, utilizando suas longas caudas para se agarrar aos troncos e galhos.
Precauções ao encontrar um ouriço
Interferências humanas, como tentativas de captura, podem ser perigosas. Acidentes frequentemente ocorrem, especialmente com cães, que, ao investigar o ouriço, acabam com espinhos cravados no focinho e lábios, causando intensa dor.
Marcos Tosta, chefe do Departamento de Fiscalização Ambiental, enfatiza a importância de não interagir com animais silvestres. “Evite tentar capturá-lo, pois somente as equipes de agentes ambientais estão preparadas para lidar com essas situações”.
Sendo assim, em caso de encontrar um animal silvestre, recomenda-se manter o animal à vista e contactar imediatamente a Fiscalização Ambiental pelo telefone (27) 9 9951-2321 ou pelo aplicativo Colab, disponível nas lojas de aplicativos de celulares Android e iPhone.

Jacaré aparece de “rolezinho” durante a noite e assusta moradores na Serra
